O próprio Elias integra o público PCD.  O cantor passou por paralisia infantil aos dois anos de idade na década de 70. Sem acesso à vacina contra a pólio, Elias perdeu o movimento das pernas. “O Elias faz uso de dispositivo do tipo cadeira de rodas e enfrenta as sequelas da pólio sim, mas ele não é só isso; é muito mais do que a sequela da doença. Elias é um ser humano capaz; trabalha, vive, é feliz assim como cada um de nós, e o foco desse evento é justamente mostrar que o PCD é capaz, pode trabalhar e realizar tudo o que sonha”, frisa a presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Sorriso, Belízia Sappr de Souza Pereira.

Outro objetivo do dia 7 é divulgar uma ação especial que o Conselho prepara: levantar o número de PCDs no Município. “Nós vamos fazer um censo para levantar corretamente esse público e ter uma noção mais ampla de quantas e quem são essas pessoas; precisamos conhecer a realidade do nosso público”, destaca. “Até mesmo para que possamos garantir respeito, acessibilidade e inclusão, itens defendidos pela Lei de forma efetiva”, frisa.

“Será um evento lindo com foco em empatia e por isso tão importante para todos nós. Convidamos toda a comunidade a participar, vivenciar e compartilhar experiências”, ressalta a gestora de Assistência Social, Jucélia Ferro. “Colocar-se no lugar do outro é um exercício de cidadania e amor ao próximo”, completa.

Vale lembrar que a Lei da Inclusão, em seu artigo 2º, destaca que “considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual, ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

O evento do dia 7 de julho é uma parceria entre o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Sorriso; a Secretaria de Assistência Social e a Câmara de Vereadores. O valor para a realização, R$ 250 mil, é oriundo de emenda impositiva do vereador Iago Mella.

Onde buscar informações

Belízia orienta PCDs ou familiares que buscam ou mais informações ou apoio para a causa no Município, a procurar a Casa dos Conselhos. É no local que atende na Rua Marechal Cândido Rondo, n.º 2311, no Bela Vista que atua o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. A Casa dos Conselhos atende de segunda a sexta-feira das 7 às 13 horas.