A número 1 do ranking foi a Escola Municipal Jardim Amazônia, que conseguiu arrecadar 600 litros, que se converteram em R$ 1,2 mil, visto que a Biomavi paga R$ 2 para cada litro arrecadado. A segunda colocação ficou com a Escola Municipal Jardim Bela Vista, que arrecadou 500 litros de resíduo, seguido pela Mãezinha do Céu, que juntou 400 litros. O Cemeis São Domingos e a Escola Municipal Papa João Paulo juntaram, cada uma, 300 litros.

Mas, o que cada unidade faz com o recurso arrecadado? Ações de bem-estar, educação e muita diversão também. Na Escola Jardim Amazônia, a diretora Marcilene Scardua explica que os recursos garantiram um passeio ao Marco Zero, com direito a piquenique, brincadeiras e muito contato com a natureza.  Na Papa João Paulo, a ação de sustentabilidade também rende passeio e entrega de brindes.

O resíduo, que é poluente em contato com o solo, a água e até a atmosfera, pode ser renascer em uma série de novas possibilidades: ração animal, tintas e verniz, biocombustível, desmoldante, fertilizante e sabão. Desde o início do LEVO, Sorriso já arrecadou 22.215 mil litros de óleo de cozinha residual.

O coordenador do Eco Sorriso, Diogo Martins, explica que cada litro de óleo de cozinha usado descartado incorretamente pode contaminar até 20 mil litros de água. “A partir da mudança de comportamento, por meio destes incentivos, poderemos caminhar para práticas sustentáveis de destinação de nossos resíduos, e a participação de toda a comunidade é fundamental para avançar neste processo”, comenta.

Também quer participar? O coordenador explica que o processo não é complicado, só exige um pouquinho de atenção: é preciso aguardar o óleo esfriar, colocar em uma garrafa pet (que também será reciclada), e levar à escola municipal ou Cemeis mais próximo de sua casa, de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 18 horas. Para fazer a entrega, a garrafa precisa estar cheia e o resíduo deve ser isento de "sujeira".

Além da rede municipal de Educação, também há pontos de coleta no Centro Educacional São José, que integra a rede privada de ensino, e na Associação Mãezinha do Céu. Mais informações? O “Zap” do Eco Sorriso é 99603 7730.