O evento será no Auditório Magessi do Centro de Eventos Ari José Riedi, com início às 18h, e contará com a participação dos gestores e professores das unidades escolares que atendem as etapas de pré-escola e 1° ao 3° ano, professores de apoio pedagógico e leitura.
Haverá exposição de atividades desenvolvidas com as crianças, apresentação de práticas exitosas, considerações da Diretoria Regional de Ensino - DRE e palestra com o Dr. Rogério Grillo.
O seminário é parte da culminância do programa desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), durante o ano de 2022, que tem como objetivo a recomposição das aprendizagens das crianças.
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, a Semec integrou o Programa Alfabetiza/MT ao Programa Ensina Mais Sorriso, fortalecendo e norteando o trabalho dos professores por meio de avaliações diagnósticas internas e externas, refletindo e analisando os resultados com as unidades escolares, criando metas, ações e estratégias que ajudam a nortear o trabalho dos professores. A Secretaria também disponibilizou mais professores de apoio e de leitura, orientando-os para o trabalho com nivelamento e fortalecendo a necessidade do olhar alfabetizador, da Educação Infantil ao nono ano, por meio do planejamento com intencionalidades pedagógicas para desenvolver as habilidades de cada etapa/ano da criança.
“Já é possível identificar os primeiros avanços na educação em Sorriso ao observar a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. Os avanços também são visíveis nas etapas seguintes. Esse trabalho vai trazer resultados significativos a curto, médio e longo prazo. O importante é que tenhamos consciência de que toda criança deve sair do segundo ano alfabetizada e de que não devemos poupar esforços para que o direito de aprender da criança seja respeitado com uma educação de qualidade e equidade”, diz a gestora.