A secretária municipal de Educação e Cultura de Sorriso, Lúcia Drechsler está participando do encontro que, juntamente com os demais secretários municipais de educação do Estado, realizam estudos acerca do Plano Municipal de Educação, implementação dos currículos, novo FUNDEB, busca ativa escolar, PDDE, dentre outros temas importantes para o gerenciamento dos trabalhos frente à Educação Municipal.

“Um evento extremamente importante para fortalecer o nosso trabalho com o objetivo de melhorar cada vez mais a educação em Sorriso. Os temas abordados são relevantes e necessários nesse momento em que muitos municípios ainda estão se reorganizando para recuperar a aprendizagem dos alunos, defasagem essa acentuada pela pandemia. Sorriso já vem focada nesse trabalho com intuito de evitar que nossas crianças levem esse prejuízo para a vida adulta”, diz Lúcia.

A abertura do evento aconteceu às 8h, com a palestra do professor Ms. Alessio Costa Lima, presidente da Undime-CE, junto com o presidente da Undime Mato Grosso, Eduardo Ferreira da Silva, sobre “Pautas prioritárias para um gestor municipal e o Plano Municipal da Educação”. Logo em seguida, o tema foi “Implementação dos currículos e os projetos pedagógicos alinhados a BNCC, com Priscila de Giovani da CEDAC e mediação de Elaine Benetti Lovatel DME de Lucas do Rio Verde.

Na sequência, o professor Alessio Costa Lima, falará sobre o tema “Gestão Democrática – o que muda com a aprovação do novo FUNDEB”, mediado por Adriana Tomasoni DME de Primavera do Leste.

Após o intervalo para almoço, o tema será “Unidme Fortalecida: Abordagem sobre compliance, Conviva Educação, Busca Ativa Escolar e LGPD”, com o professor Vilmar Klemann, coordenador de projetos da Undime Nacional, com a mediação da professora Suzana Bess DME Itanhangá. Para finalizar as atividades do dia, o palestrante Daer Mota, da Diretoria de Ações Educacionais, mediado por Ericson Leandro de Oliveira DME de Juína, abordará o tema “PDDE uma ferramenta importante para uma gestão de sucesso – como manter essas informações atualizadas.

Amanhã (15), a partir das 8h, a programação segue com “PAR 4:Mecanismo de planejamento pedagógico e da infra-estrutura, ministrada pelo professor Alexsander Moreira, coordenador geral de apoio às redes MEC, mediada por Nelci Rauber Ansolin DME de Sapezal. Em seguida, o debate será “A importância do planejamento financeiro por parte do gestor”, com Carlos Eduardo Sanches e mediador Paulo Madson, DME de Santa Rita do Trivelato.

A manhã encerra com “ICMS – As novas regras para MT”, com Vivando Lopes, economista e consultor da AMM-MT, com mediação do professor Eduardo Ferreira da Silva, presidente da Undime MT. A manhã encerra com o tema “CONAE”, com Edemar Jorge Kanchen da UNCME-MT.

Após o almoço, o tema a ser abordado será “Educação empreendedora para os municípios”, com Kristianny Arruda, gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-MT, mediado por Adriana Tomasoni. No meio da tarde, a palestrante Regina Schudo falará sobre “A organização do Ensino no processo de alfabetização”, com a mediadora Simoni Pereira Borges DME Campo Verde.

A programação encerra com a “Apresentação do cronograma do encontro das regionais para o ano de 2022” e a apresentação da agenda dos eventos em Cuiabá da Undime-MT em 2022. O encerramento do Fórum está marcado para às 17h.