Falando em “esquema vacinal” completo, Sorriso já chegou à marca de 62,01% da população que já recebeu as duas agulhadas contra a Covid-19 ou então recebeu o imunizante em dose única.

Doses em números 

Trocando em miúdos e saindo das porcentagens: já foram aplicadas no Município 110.072 doses. Neste volume, 69.643 pessoas já tomaram uma agulhadinha contra a Covid-19 e estão no aguardo da segunda aplicação para completar o esquema vacinal e outras 40.341 já tomaram as duas doses ou então receberam a vacina que é em única dose.

Doses seguem sendo ofertadas normalmente

Mesmo com números animadores quanto à cobertura vacinal, o secretário reforça que quem não tomou a vacina deve sim buscar sua dose.  Atualmente, Sorriso está aplicando as primeiras doses em adolescentes com mais de 12 anos, lactantes, gestantes e puérperas. Nestes casos, é só acessar o site www.sorriso.mt.gov.br e fazer o agendamento. Já as segundas doses, ou doses de reforço, não precisam de agendamento. É só ir com a carteirinha de vacina, o cartão do SUS e um documento com foto nos dois pontos de vacinação exclusivos para esta finalidade: o Centro de Eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol; e o PSF Nova Integração (a Upinha da Zona Leste), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30; e das 7h30 às 10h30 aos sábados.

Além destes pontos específicos, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento está fazendo busca ativa de profissionais de saúde para a aplicação da dose de reforço. “É visível o quanto a evolução da vacinação tem impacto direto na redução de novos casos”, reforça.

Vacina avança e casos diminuem

 

Dados da Secretaria mostram que a 42.ª Semana Epidemiológica (SE) registrou 37 novos contaminados de uma semana para outra (mais especificamente entre os dias 14 e 21 de outubro), número  22% menor que o registrado na SE anterior, com 47 novos contaminados.

Quanto aos ativos, os números também seguem animadores: o Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (25) traz o registro de 44 pessoas com o vírus ativo no organismo. No sábado (23), eram 50 pessoas nesta situação e na sexta, 54. Dados semelhantes foram registrados somente em maio de 2020.

“Além de representar um autocuidado, tomar a vacina também reduz a propagação do vírus, o que permite que se avance para a redução de novos casos e, em breve, uma situação de controle da doença”, destaca Marchioro, lembrando que ainda seguem necessários e válidos os cuidados não-farmacológicos para evitar a Covid-19: usar máscara, lavar as mãos com água e sabão e também higienizar com álcool 70%.