O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, pontua que no Município mais de 39 mil pessoas estão com o esquema vacinal incompleto. Desse total, 14,9 mil tomaram a primeira dose, mas não retornaram para receber a segunda. E outras 24,7 mil não procuraram pela dose de reforço. 

“Essa é uma ação que reforça a necessidade de completar o esquema vacinal. Então se você faz parte desse grupo que por algum motivo está com doses atrasadas, essa quarta-feira é a oportunidade para completar a imunização”, frisa o gestor. “Algumas pessoas pontuam que não tem como ir em horário comercial, por isso estamos trabalhando com o horário noturno”, explica ainda.

Luís Fábio destaca que neste momento, a preocupação é principalmente com os idosos. “Pedimos a todos que completem seu esquema vacinal, que busquem a aplicação da dose de reforço”, diz. “Se você conhece um idoso que ainda não tenha sido imunizado, por favor, o alerte sobre a necessidade de buscar a proteção”, completa.

A equipe salienta que a população deve se dirigir até o local usando máscara e portar CPF, cartão SUS e cartão de vacina – quem não tiver o cartão de vacina, a equipe confecciona na hora. Adolescentes devem comparecer acompanhados de um responsável.

E nunca é demais lembrar: as gestantes tanto maiores como menores de idade precisam apresentar a autorização médica para a vacina.

Vacina todos os dias

Também é bom lembrar que a imunização é ofertada diariamente no Município.  O Centro de Eventos Ari José Riedi do Rota do Sol e no PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste, continuam de portas abertas. Os dois locais atendem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10h30 e à tarde das 13h30 às 16h30; no sábado o atendimento é das 7h30 às 11 horas para adultos.

Agendamento infantil 

No caso de crianças de 5 a 11 anos, é realizado o agendamento pelo site. Outra opção é buscar informações no PSF mais próximo de casa ou com as agentes de saúde para esclarecimentos.

Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo 3545-8000 em horário comercial.