A secretária de Assistência Social de Sorriso, Jucélia Ferro, participa hoje (17), em Cuiabá, da reunião d Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Mato Grosso, que está ocorrendo no Hotel Fazenda Mato Grosso.  A CIB funciona como um colegiado, em que 50% de sua composição pertence ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas); e os demais 50% pertencem aos municípios, por meio do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas). Gestores municipais de assistência social e instituições como a Associação das Primeiras Damas do Estado (APDM) e Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) também integram a instituição.

Os encontros da Comissão são realizados bimestralmente e a composição da CIB toma como regra os portes populacionais dos municípios, divididos entre pequeno porte (I e II), médio e grande porte. Ainda ontem (16), foram realizadas eleições para renovação dos componentes e a secretária sorrisense tornou-se fiscal no Coegemas e suplente na CIB.

Jucélia também participou, na capital, do “Encontro de Gestores da Assistência Social 2017”, que foi realizado de terça (14) até ontem (16), também no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento foi promovido Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Secretaria Adjunta de Assistência Social, no modelo ciclo de palestras.

Na oportunidade, a rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foi apresentada aos gestores dos 141 municípios. Para a Jucélia, esta foi uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre todo o sistema, permitindo assim que Sorriso possa seguir com o trabalho realizado de forma integrada aos demais municípios, ao Governo do Estado e em consonância com as políticas federais para o setor. “Sem dúvida, um momento de mais aprendizado e reflexão sobre a atuação da Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social, para a efetiva melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos que compõem nosso município”, declarou.

Entre os temas que foram apresentados durante o encontro estão os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e de Proteção Social  Básica no Domicílio; o Cadastro Único para Programas Sociais; e os o programas Bolsa Família, Pronatec, Peti, e outros.

De acordo com a secretária-adjunta de Estado de Assistência Social, essa é uma ação estratégica e necessária para a introdução das novas gestões municipais de Assistência Social no cenário desta política pública, pois, dados os resultados das últimas eleições para prefeito, verifica-se a renovação no comando de 110 prefeituras em Mato Grosso.