A competição, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) em parceria com a Prefeitura de Sorriso, reuniu, no Ginásio Firmino Maleski, autoridades para uma solenidade de abertura simbólica, que contou com a presença do prefeito Ari Lafin, da secretária municipal de Assistência Social, Jucélia ferro, o vice-prefeito Gerson Bicego, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Beto Dois a Um, o Adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Jefferson Carvalho Neves, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Júnior Brandão, o Superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo Cruz, o Coordenador Geral dos Jogos Estudantis, Adriano de Oliveira e os vereadores Celso Kozak e Zé da Pantanal.

“Sorriso está de parabéns, pois organizou com maestria esse evento, em parceria com a Secel, acreditando que a retomada era possível, com responsabilidade. Esperamos poder iniciar 2022 com as atividades esportivas em pleno funcionamento”, disse o secretário de Estado.

O prefeito Ari Lafin parabenizou pela organização do evento e disse que é um orgulho para Sorriso sediar novamente uma competição estadual.

“Organizar um evento deste porte é um grande desafio e todos estão de parabéns. Sabemos que precisamos retomar as atividades com bastante responsabilidade, e eventos como este movimentam a economia da cidade e fomentam o comércio”, destacou.

“Sorriso está recebendo a maior competição de futsal do estado dos últimos anos, reunindo 36 cidades e mais de 50 equipes. Temos hoje uma das melhores estruturas físicas do Estado para receber os jogos, além de uma equipe preparada para, junto com a Secel, organizar este grande evento”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Em função da diminuição do número de casos de Covid-19 e do avanço da vacinação, o evento permitirá presença de público, com limite de 50% da capacidade dos locais de jogos. Contudo, serão seguidos os protocolos de biossegurança necessários, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento, aferição de temperatura corporal e disponibilização de álcool 70%. Para a realização do evento, o Município realizou a testagem de todos envolvidos e a constante higienização dos locais de competição e alojamentos está sendo realizada.

Além de Sorriso, sede do evento, participam da competição Acorizal, Alto Garças, Aripuanã, Água Boa, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Colniza, Comodoro, \conquista D’Oeste, Cuiabá, Dom Aquino, Ipiranga do Norte, Itauba, Jaciara, Jangada, Juara, Juruena, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Mutum, Paranaita, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Pontes e Lacerda, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Santa Rita do Trivelato, Santo Antonio de Leverger, Sapezal, União do Sul e Várzea Grande.

As disputam acontecem nos ginásios Firmino Maleski, Flor do Cerrado e Domingão e nas quadras da AABB e da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva.

A competição encerra a etapa 2021 dos jogos das categorias de 15 a 17 anos promovidas pela Secel-MT.

Primeira rodada

Doze jogos marcaram oficialmente a última etapa dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-Grossenses em Sorriso. A seleção masculina de Sorriso estreou com derrota de 2 a 0 para Nova Mutum. Pelo masculino, Lucas do Rio Verde venceu Colniza por 3 a 1 e Jaciara e Ipiranga do Norte empataram em 2 a 2. Dom Aquino perdeu de 7 a 0 para Jangada e Aripuanã ganhou de 3 a 0 de Comodoro. Ainda pelo masculino, Primavera do Leste perdeu de 3 a 0 para Pedra Preta e pelo feminino, Poxoréu venceu por 2 a 1 Barra do Garças. Um dos jogos do feminino teve 13 gols, sendo 7 a favor de Juruena contra 6 de Paranaita e encerrando a rodada inaugural, Cuiabá ganhou de 4 a 0 de Colíder.

Para esta sexta-feira (22) estão programados 24 jogos somente pelo masculino e outros 20 pelo feminino.