A cerimônia de abertura acontece às 19h30, no Ginásio Domingão.

Ao todo, 14 escolas participam da competição. São elas, Escola Municipal Caravágio, Centro de Educação Básica São José, Colégio Regina Coeli, Escola Estadual José Domingos Fraga, E.E. Cristiano Araújo Pires, Escola Estadual 13 de Maio, Escola Estadual Arlete Maria Cappellari, Colégio Vinicius de Moraes, Escola Estadual Mário Spinelli, EEPMT Cb PM Antônio Dilceu da Silva Amaral, Escola Estadual Ignacio Schevinski Filho, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Escola Municipal São Domingos, Colégio San Petrus e Escola Nova Dinâmica.

As partidas terão início às 13h30, no Ginásio Fermino Maleski, com disputas no Futsal, categoria B. O primeiro jogo será entre EEPMT CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral X EE Mário Spinelli, seguido de E.M. São Domingos X Dinâmica, às 14h20, no masculino. Na sequência, às 15h10, se enfrentam as equipes femininas EEPMT CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral X EM São Domingos. A rodada da tarde termina às 16h, com a disputa das equipes masculinhas CEB São José X Colégio Regina Coeli.

No Ginásio Flor do Cerrado acontecem as disputas de voleibol. As equipes EE Mário Spinelli X C.E.B São José jogam às 13h30, no masculino e às 14h20 no feminino. Às 15h10 jogam as equipes femininas EEPMT CB PM Antônio Dilceu da Silva Amaral X Colégio Regina Coeli.

Ao final da cerimônia de abertura, no Ginásio Domingão, iniciam as disputas de futsal da categoria de 15 a 17 anos, com jogo entre EE Arlete Maria Cappellari X EE Ignacio Schevinski, às 20h30.

Conforme a comissão organizadora, as equipes da Categoria de 12 a 14 anos que se sagrarem campeãs das modalidades coletivas e individuais, representarão o Município na etapa regional centro-norte dos Jogos Escolares Mato-grossenses 2022, que será sediada em Sorriso nos dias 15 a 24 de abril.

Após a etapa regional centro-norte, as escolas com equipes campeãs se classificam para a etapa estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses, que também será em Sorriso, entre os dias 16 e 22 de julho, valendo vaga para a etapa nacional dos Jogos Brasileiros Escolares, que acontece entre os dias 02 e 17 de setembro, em Aracajú (SE).

Na categoria de 15 a 17 anos, os atletas das equipes participantes do evento serão selecionados e convocados pela equipe de técnicos da Semel para compor a seleção municipal e participar das próximas fases da competição.