Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Nessa quinta-feira, 6 de julho, Sorriso irá abrir as portas da 6.ª Farmácia Cidadã do Município. A nova farmácia fica na Rua Caminho do Sol, n.º 1208, no Rota do Sol. Assim como as outras cinco já existentes – a Farmácia Central Takeo Watanabe; a Farmácia do Bela Vista; Farmácia do São Domingos; Farmácia do Distrito de Primavera e Farmácia do Distrito de Boa Esperança; a unidade do Rota e a da Zona Leste e nas duas dos distritos - Primavera e Boa Esperança, na Farmácia do Rota do Sol, serão disponibilizados medicamentos prescritos em receituário do Sistema Único de Saúde (SUS).
A coordenadora de Assistência Farmacêutica, Priscilla Diel Bobrzyk, pontua que assim como as demais, a farmácia do Rota do Sol irá atender das 7 às 11 horas pela manhã e das 13 às 17 horas no turno vespertino. A exceção é a Farmácia Central Takeo Watanabe que atende 24 horas de segunda a segunda.
O gestor da pasta de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro, frisa que com a abertura de mais uma farmácia, o Município busca cobrir pontos estratégicos da área urbana e facilitar o acesso do cidadão a medicamentos. “Dessa forma, durante o dia, quem consulta em um dos PSFs próximos às farmácias instaladas nos bairros pode ir a um desses pontos de referência para retirada do medicamento; já para quem é atendido na área central ou após às 17 horas, a indicação é a Farmácia Central”.
Desde o dia 1.º de janeiro até esta terça-feira, 4 de julho, o Município já atendeu, somente nas farmácias cidadãs, 62.141 pacientes somando 304.412 atendimentos com a entrega de 8.207.042 unidades de medicamentos.
Remédio em Casa
Criado em 2017, hoje o Programa remédio em Casa tem 100% de cobertura da área urbana com a entrega da medicação na porta de casa para 450 pacientes em tratamento para diabetes/hipertensão, todos acima de 60 anos e usuários de pelo menos um medicamento de uso contínuo que integre o programa; além de atender também pessoas com dificuldades de locomoção e ou que apresentam restrições como (a) restrição ao leito; (b) dificuldade física de locomoção; (c) deficiência física, síndrome de imobilidade e/ou uso de prótese e/ou órtese que exija acompanhante; (d) déficit cognitivo que exija cuidador.
A inclusão do usuário no programa é realizada pela Unidade de Saúde em que ele é atendido. Para isso, basta que o paciente ou familiar procure o enfermeiro da unidade ou o agente comunitário de saúde da área em que reside.
Serviço:
Inauguração 6.ª Farmácia Cidadã
Data: 6 de julho
Horário: 8 horas
Local: Rua Caminho do Sol, n.º 1208, no Rota do Sol
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).