Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
A Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) rendeu homenagens na manhã desta segunda-feira (11 de dezembro), à professora, escritora e poetisa Isolti Marli Cossetin, que atuou na rede municipal de ensino de 2019 até este ano.
Prestes a completar 40 anos de docência em 2024, Isolti retorna à região Sul do Brasil no domingo (17 de dezembro), depois de uma jornada como educadora em Sorriso. Na Semed, como professora contratada, Isolti atuou em sala de aula, contribuiu com a elaboração do Documento Referencial Curricular (DRC) de Sorriso, auxiliou na organização dos conteúdos da área de Língua Portuguesa para o “Ensina Mais” no período das aulas remotas durante a pandemia de Covid, atuou também como formadora no Centro de Formação Continuada para Professores (Cemfor) em 2021.
“Uma pessoa que se doa, que é intensa em tudo o que faz, deixando seu legado tanto aos colegas professores como aos seus alunos,” destacou a secretária de Educação, Lucia Drechsler, acerca dos cinco anos de dedicação da professora ao Município. O secretário de Administração, Estevam Calvo, também agradeceu à profissional pelo trabalho desempenhado em Sorriso, “sempre acima da régua”. “É uma satisfação ter profissionais assim em nossos quadros”, complementou.
“Represento 110 mil habitantes e, em nome de todos os sorrisenses, externo a gratidão de todo o Município pelo seu trabalho”, destacou o prefeito Ari Lafin. Para a homenageada, aposentada desde 2016 pelo Estado do Paraná, Sorriso se resume a um abraço, dado a acolhida e o carinho com os quais foi recebida, tanto pelos familiares que aqui já residiam quanto pelos colegas de trabalho e pelos alunos.
Sempre atuando na área da Linguagem, Isolti contou com a poesia como uma ferramenta importante na construção do conhecimento, tanto que, duas de suas obras literárias foram produzidas a partir do trabalho desempenhado com alunos da rede municipal de Sorriso. Com alunos do 6.º ano da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, Isolti produziu “Trilha da Poesia”, e com estudantes do 7.º ano da Escola Municipal São Domingos fez nascer “Explosão de Sentimentos”.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).