Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Nesta quinta e sexta-feira (2 e 3 de março), 18 guardas municipais de Trânsito (GMs) de Sorriso participam do terceiro módulo do curso de atualização de agente de trânsito, promovido pela Escola Pública de Trânsito, do Detran – MT.
Este terceiro módulo, alicerçado no eixo “Operação e Fiscalização de Trânsito”, será realizado no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em período integral. Além dos 18 GMs de Sorriso, 12 GMs de Colíder e três servidores da Ciretran também participam da formação. Às 8h desta quinta (2 de março), o evento será oficialmente aberto pelo prefeito Ari Lafin.
A formação vai abordar o Pnatrans, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, as principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a ainda as atualizações do Manual Brasileiro de Trânsito. Com aulas teóricas e práticas, o curso também permitirá a análise da produtividade das operações “Lei Seca” realizadas em Sorriso no ano passado.
“Certamente é um momento indispensável para a formação continuada de nossos servidores, que, posteriormente, atuarão como multiplicadores do conhecimento adquirido, que se reverterá em mais assertividade, mais produtividade e certamente, mais segurança para a população sorrisense”, destaca o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep).
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).