Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Domingão, 19 de março, no Ginásio Domingão, a partir das 9h. Esta e a data e este é o local da 20.ª edição da Copa Norte de Jiu Jitsu. Em disputa, dois cinturões e premiação em dinheiro para os campeões. A competição conta com apoio da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) e vai reunir, além dos prata da casa, atletas de Sinop, Novo Horizonte, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José do Rio Claro e Cuiabá.
De acordo com Pedro Jarutas, organizador da competição (e um dos destaques do jiu jitsu sorrisense), as inscrições já estão sendo feitas e a 20.ª Copa Norte pode ser disputada por até 150 atletas. Além dos cinturões, o vencedor da disputa na categoria que reúne as faixas marrom e preta leva para casa R$ 1,5 mil. Já na disputa da azul e roxa, o prêmio é R$ 600.
“É uma competição já tradicional, que vai reunir a nata do jiu jitsu de Sorriso e de todo o Estado”, apontou o titular da Semel, Júnior Brandão, convidando a comunidade a participar do evento. “Para os amantes do esporte, para quem ainda está conhecendo e para quem vai torcer pelos lutadores, certamente é uma oportunidade e tanto de viver momentos de muita emoção”.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).