A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou na tarde de quarta-feira (28), o lançamento do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) no Estado de Mato Grosso, que terá sua base em Cuiabá, e contará com dois polos no interior do Estado, um em Sorriso e outro em Rondonópolis.

O evento foi por videoconferência, e contou com a presença on-line de representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Rondonópolis, e representando a Prefeitura de Sorriso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira.

O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para preparar as empresas brasileiras para começar a exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação gratuita de profissionais especialistas em comércio exterior.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorriso, Cláudio Oliveira, o município terá a função de identificar as empresas interessadas na exportação de seus produtos. “Nossa missão será identificar as empresas que tenham interesse na exportação de seus produtos, com isso, uma equipe de profissionais da Apex-Brasil  visita a empresa, realiza um estudo do produto, orienta o empresário, fornecendo todo o suporte necessário para a empresa conseguir exportar o seu produto”, ressaltou o secretário.

Tendo como objetivo, gerar mais renda e emprego, o programa vai possibilitar que empresas que concentram suas vendas no comércio estadual ou até nacional, possam expandir suas vendas para o exterior, como é o caso da Nutri Nature, uma empresa genuinamente sorrisense, que produz pães e biscoitos, atendendo Sorriso e região desde 2009.

“Resolvemos participar desse programa com o objetivo de conhecer melhor o mercado de exportação, estamos com uma expectativa muito boa, buscando mais conhecimento, nos preparando para esse novo mercado e com a expectativa de alcançar essa meta de levar o nosso produto também para fora do país, além disso, o programa está nos ofertando uma melhor visão de mercado, nas questões geográficas, econômicas, culturais, tecnológicas, questões legais, ambientais e políticas”, relatou Gerusa Pasini Rader, proprietária da Nutri Nature, que também participou do ato de lançamento do PEIEX.

Para o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, é uma honra para o município ser escolhido como polo do programa. “Nos sentimos honrados com a escolha para sermos um dos polos do programa, isso mostra a importância do município como grande fomentador na geração de renda e emprego, fazendo de Sorriso umas das maiores potências econômicas do Estado, isso nos orgulha muito”, destacou Lafin.

Empresários interessados em conhecer melhor o Programa de Qualificação para Exportação, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida Blumenau Sul, nº 1451, Rota do Sol, anexo ao Centro de Eventos Ari José Riedi, ou por meio do contato telefônico (66) 3545-8381.