Esses números incluem uma cartela de negócios com vários países; dentre eles o destaque vai para o Continente Asiático, seguido pela América do Sul e a União Europeia. Especificamente em janeiro, o país que mais fechou negócios com o Estado e o Município foi a China com 22% do total de transações comerciais realizadas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Cláudio Oliveira, pontua que esses são dados levantados mensalmente pelo Comex Stat, um sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro; constantes também no Ministério de Desenvolvimento Indústria Comércio e Serviços (MDIC). “Com esses dados em mãos temos uma noção clara da participação econômica do Município no Estado: exportamos um número alto de commodities agrícolas, e, por outro lado, também importamos insumos para essa produção”, destaca.

Cláudio lembra que a Semdec integra o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), uma inciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa preparar as empresas brasileiras para exportar seus produtos e serviços de forma planejada e segura, com a orientação gratuita de profissionais especialistas em comércio exterior.

Mais sobre o PEIEX

Conforme o gestor, o Município tem a função de identificar as empresas interessadas na exportação de seus produtos. “Nossa missão é identificar as empresas que tenham interesse na exportação de seus produtos, com isso, uma equipe de profissionais da Apex-Brasil visita a empresa, realiza um estudo do produto, orienta o empresário, fornecendo todo o suporte necessário para a empresa conseguir exportar o seu produto”, ressalta.

Hoje, mais de 100 empresas mato-grossenses estão cadastradas no programa. A meta é gerar mais renda e emprego no Estado, independente do local de instalação das empresas.

O coordenador do polo de Sorriso do Peiex, Claudemilton de Oliveira Junior, frisa que o objetivo é alavancar a competitividade das empresas, disseminar a cultura exportadora, introduzir melhorias técnico-gerenciais e tecnológicas, promover a capacitação para a inovação e ampliar o acesso a produtos e serviços de apoio disponíveis às instituições de governo. “Podem participar empresas com produtos e serviços exportáveis, independente do porte e segmento, além de ter CNPJ ativos”, explica.

Empresários interessados em conhecer melhor o Programa de Qualificação para Exportação, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida Blumenau Sul, nº 1451, Rota do Sol, anexo ao Centro de Eventos Ari José Riedi, ou por meio do contato telefônico (66) 3545-8381.

 Vale ainda lembrar que o Peiex é um programa gratuito de Qualificação, ofertado pela Apex-Brasil em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em Sorriso, o programa conta ainda com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (Aces).

Os dados constam de um relatório divulgado pelo Ministério da Economia.

“São valores altíssimos que demonstram que Sorriso cresce a passos gigantes: há um aumento na produção e na população. Como gestor, comemoramos esses dados e também já iniciamos o planejamento para que o poder público consiga acompanhar esse desenvolvimento e ofertar condições e qualidade de vida para todos que estão aqui e para quem pensa em investir e vir para cá”, frisa o prefeito Ari Lafin.

“Constantemente pensamos e desenvolvemos políticas públicas pensadas para a mão-de-obra especializada para quem vem atraído por esse desenvolvimento e isso envolve saúde, educação, assistência, são os grandes desafios do crescimento que vivemos. Ao mesmo tempo temos buscado investimentos em educação justamente para ampliar a oferta de profissionais formados aqui em Sorriso mesmo. Nosso Município está preparado para crescer, produzir, conservar e cuidar de quem está aqui e de quem vier”, comemora.