“Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”. É este o tema da 11.ª Conferência Nacional de Assistência Social, que será promovida em Brasília, de 5 a 8 de dezembro. Para que representantes do Brasil inteiro possam integrar esta discussão, os debates sobre o tema serão promovidos de forma descentralizada.

Em Sorriso, a Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nos dias 25 e 26 de maio, por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria e o Conselho Municipal de Assistência Social. Antes da Conferência, as discussões sobre os direitos de cada cidadão começam a ser feitas em pontos estratégicos dos municípios. Hoje (27), às 19 horas, o CRAS São José inicia estes debates, por meio de pré-conferências. Para falar sobre os direitos e também para explicar como funciona a conferência, foram convidados os moradores dos bairros próximos ao São José, como o União e o Santa Maria. Para facilitar o acesso, será disponibilizado transporte para os moradores, com ônibus passando nos pontos a partir das 18h20.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Jucélia Ferro, a Conferência e  as pré-conferências são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento de políticas e, consequentemente, ações que tragam benefícios diretos à população. “É uma forma de ouvir a comunidade, reunir essas demandas, levar à conferência estadual, depois à nacional, e, desta forma, fazer com que a voz dos cidadãos seja ouvida”, destaca.