Vanderly destaca que a meta do Balcão Único é agilizar e desburocratizar o processo na abertura de CNPJs.  “No Balcão Único a empresa é aberta instantaneamente, pelo próprio interessado, com todas as licenças estaduais e municipais isso ao finalizar o preenchimento do processo que demora no máximo 10 minutos”, destaca. Em apenas 10 minutos já são gerados documentos como CNPJ, alvará e inscrição estadual. Hoje esse processo é bem mais moroso e depende de vários órgãos e licenças. Hoje o Município já identificou 1.040 Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) com possibilidade de abertura on-line.

Para Vanderly a ferramenta é um avanço dentro da própria Redesim que já vem sendo discutida como forma de desburocratizar atividades econômicas no município e facilitar a abertura de novos negócios considerados atividades de baixo risco, de acordo com a descrição da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). “O Balcão Único é um facilitador na constituição da empresa e Sorriso é o primeiro Município da região Norte do Estado a dar o start para implementar o processo”, completa.

Técnico do Departamento de Tributação, Marcos Silva, explica que o Balcão Único é um sistema que reúne as etapas de viabilidade, documento Básico de Entrada (DBE), registro na Junta Comercial, inscrição municipal e licenciamento, garantindo que as empresas de baixo risco sejam criadas sem a necessidade de idas ao cartório e órgãos públicos. ‘É um sistema que preza pela agilidade dos serviços e que já vem funcionando bem em outros locais, exemplo disso é Várzea Grande”, frisa.

Justamente por lá em que Vanderly e Marcos foram recebidos pela secretária de Gestão Fazendária, Lucineia dos Santos Ribeiro; pelo auditor fiscal, coordenador do Núcleo de Alvará de Funcionamento. Maxsuel Silva; pela técnica analista da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Marielza Sabadine e a superintendente da Receita, Michele Kovacs.

"Com a implementação do Balcão Único a JUCEMAT (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso) prevê a melhoria do ambiente de negócios para o Município de Sorriso que já vem despontando no cenário estadual e logo no cenário federal como uma das cidades de maior liberdade econômica do país. Simplificando a vida do empreendedor dando agilidade na abertura do seu negócio e racionalizando o fluxo de licenciamento", explica Rafael Vatalínio, técnico responsavel pela JUCEMAT Empresa Instantânea.