Na exposição organizada em Brasília, constam 40 produtos israelenses, divididos em 12 setores distintos; todos voltados para uma produção mais sustentável e ecologicamente equilibrada. “A meta de Israel é apresentar à comunidade internacional uma consciência mais verde”, diz Lincoln.

Para Lincoln, há um engajamento entre Sorriso e Israel. “Estamos construindo uma agenda internacional de troca de experiências com Israel; estamos apreendendo muito com os israelenses”, frisa o gestor ao lembrar que em 2022 o Município também participou das comemorações e em 2019 recebeu o então embaixador israelense Yossi Shelley. “Essa parceria vem sendo construída há um bom tempo”, pontua.

Já no segundos semestre de 2023, entre os dias 20 de julho a 1.º de agosto, Lincoln deve integrar a Missão Benchmarking do Agro Brasil/Israel do Sebrae que tem como meta buscar inovação no agronegócio, automação de processos, controle de qualidade e análises de condições culturais do outro lado do Atlântico

“Produzimos cerca de 2 milhões de toneladas de soja anualmente – somos o maior produtor mundial do grão em cerca de 600 mil hectares de área plantada; precisamos pensar em sustentabilidade e ver os bons exemplos que Israel nos traz”, completa o gestor.

Confira alguns dos produtos de tecnologia israelense expostos: 

Painel Proteínas Alternativas: Remik – leite sem origem animal e Aleph Farms – bife a partir de células da vaca.

Painel Hidrogênio e Remoção de Carbono: Carbonade – converte CO2 do ar em combustível e Boson Energy – limpeza do hidrogênio de resíduos.

Painel Sustentabilidade Social e Inclusão: OrCam MyEye – óculos para deficientes visuais identificar rostos e leitura e Sesame – smartphone sem utilizar as mãos.

Painel Mobilidade e Transporte Sustentável: ElectReon – estradas que recarregam automóveis e NoTraffic – gerenciamento de tráfego com inteligência artificial.

Painel Sustentabilidade da Água: NUFiltration – sistema avançado de filtragem de água e Netafim: sistema de irrigação inteligente.