O ciclo de palestras

O ciclo de palestras iniciou ontem, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Inicialmente o coordenador do Projeto Eco Sorriso, Diogo Martins, apresentou as ações voltadas à educação ambiental que incluem a coleta seletiva. Uma dessas ramificações é o LEVO (Local de Entrega Voluntária de Óleo), presente em todas as unidades escolares da rede municipal de Educação, assim como no Centro Educacional São José e que desde ontem também conta com um ponto no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). No total, somente do LEVO são 41 pontos instalados na cidade. Já a coleta seletiva chegou aos 70% de cobertura da área urbana com serviços ofertados em 42 bairros; além de cinco ecopontos instalados em pontos estratégicos.

Nos próximos dias, informa Diogo, entrará no ar uma página do Eco Sorriso em que a população poderá acompanhar de casa todas as ações desenvolvidas; locais com pontos de coleta; ecopontos, dias de coleta seletiva e bairros e, claro, esclarecer dúvidas e dar sugestões para a melhoria dos serviços.

Também ontem, Eduardo Balbinot da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir-MT) participou do evento e falou sobre a irrigação como meio de uso racional da água – debate que tem andamento nesta terça e quarta-feira no Centro de Eventos Ari José Riedi com a instalação do Polo Irrigação BR 163.

Já o terceiro debate da noite foi conduzido pelo advogado Rudimar Rommel com o tema “A advocacia no direito ambiental e seus desafios”.

E nesta terça tem mais. Hoje os debates versarão sobre fauna silvestre e gestão ambiental, preservação e conservação. Com início às 19 horas, o coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Reinaldo Nunes, tratará sobre “A urbanização da fauna silvestre”.

A segunda palestra de hoje com o tema “Gestão ambiental como instrumento de preservação e conservação”, será ministrada pela professora do IFMT Campus/Sorriso, Juliana Gervásio Nunes. Juliana é mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental, pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O debate sobre gestão ambiental inicia às 21 horas.

Distribuição de mudas

Já amanhã, quarta-feira, 7 de junho, as equipes estarão na Praça da Juventude das 15 às 18 horas, para a distribuição de mudas de espécies nativas da região. Conforme um dos organizadores da Agenda do Meio Ambiente 2023, Felipe Arruda, essa distribuição será consciente. “Além de entregar mudas vamos realizar orientações de como plantar e cuidar de cada espécie”, explica. Também serão disponibilizadas cartilhas educativas e explicativas.

A Agenda do Meio Ambiente 2023 é uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).