bom relembrar, até porque esse enunciado é muito especial. E se você já leu essa frase em algum lugar, sabe do que estamos falando. E pra quem nunca leu, esse é um pedido simples e que ajuda a salvar vidas: ao doar potes de vidro com tampas de plástico você pode auxiliar o Banco de Leite Humano de Mato Grosso. É nesses potes – de vidro com tampas de plásticos, que o Banco de Leite armazena o leite doado por várias mamães e posteriormente usado na dieta de bebês prematuros ou com alguma patologia que os impede de ser amamentados por suas mamães.
No Município não há banco de leite. Contudo, como explica a enfermeira Cátia Luciano, é feita a campanha com a coleta dos potes e encaminhamento do material ao Banco de Leite Humano em Cuiabá. “Hoje temos apenas dois produtos comercializados no pote de vidro e com a tampa de plástico, então há uma grande dificuldade em encontrar esse recipiente para doação”, frisa. Por isso, todos os municípios mato-grossenses recebem o material continuamente e o encaminham à Cuiabá. A entrega do pote pode ser feita em qualquer Programa de Saúde da Família (PSF). “É só lavar o pote e realizar a entrega”, orienta a profissional.
Cátia reforça que todo material é encaminhado para os bancos de leite do Estado. “É um gesto simples, de solidariedade, que garante a segurança alimentar e nutricional de bebês prematuros”, salienta.
Mais sobre o banco de leite humano
Em novembro de 2022 a Secretaria de Estado de Saúde lançou a campanha "Leite Materno: um Elo de Vida" direcionada ao estímulo da doação de leite materno. Cátia explica que toda mulher que amamenta pode ser uma doadora em potencial de leite humano, desde que produza além da necessidade do seu bebê.
“Contudo, como em Sorriso não há Banco de Leite Humano instalado, nosso foco está na doação e coleta desse recipiente”, explica.
Em Mato Grosso, existem três Bancos de Leite Humano, sendo dois em Cuiabá e um em Rondonópolis. Em Cuiabá, o Doutor José de Faria Vinagre está localizado no Hospital Geral, na Rua 13 de Junho, 2.101, centro, cujo horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h e aos sábados de 7h às 12h. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (65) 3363-7035.
O segundo em funcionamento na capital está localizado no Hospital Universitário Júlio Muller, situado na Rua Luís Philippe Pereira Leite, s/n, bairro Alvorada. A unidade atende de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. O telefone e WhatsApp para mais informações é (65) 3615-7203.
Em Rondonópolis, o Banco de Leite Humano atende na Santa Casa, na Rua Acyr Rezende de Souza e Silva, 2.107, bairro Vila Birigui. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. O telefone para tirar dúvidas ou é (66) 3410-2785.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).