Antes da Conferência Estadual, Sorriso promoveu a 9.ª Conferência Municipal ainda em março com o debate dos eixos “I O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “III- Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e “IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

A partir das propostas levantadas localmente, o Município contribuiu com o evento estadual.  No encontro municipal foram eleitos 12 delegados; três deles agora integram o staff estadual que estará em Brasília entre os dias 02 e 05 de julho para a conferencia nacional.

A Conferência Nacional

A Conferência Nacional de Saúde é um espaço de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre a cada quatro anos. Nacionalmente, o evento está programado para ocorrer entre os dias 02 e 05 de julho de 2023.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Nacionalmente, o evento é realizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde (MS); já no Município a organização é do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde e Saneamento.