Marchioro acrescenta que o Município está tendo um bom retorno de todos os idosos que receberam a primeira dose. “Temos observado municípios em que é necessário fazer apelo para que quem foi imunizado uma vez retorne na data da segunda dose; aqui em Sorriso não temos enfrentado esse problema. Todos os idosos que foram imunizados pela primeira vez estão retornando”, salienta.

O secretário pontua ainda que na próxima segunda-feira (19), a previsão é imunizar 30 idosos, também acima de 70 anos, no Distrito de Boa Esperança. “Estamos atendendo as áreas urbana e rural de forma concomitante. Em muitos pontos, como o próprio Distrito de Boa Esperança, o Projeto Casulo e o Assentamento Jonas Pinheiro realizamos a vacinação nos próprios domicílios”, destaca.

E depois de imunizado pela segunda vez, nada de relaxar com os cuidados preventivos! O uso da máscara, do álcool 70º e o distanciamento social continuam sendo essenciais. Marchioro pontua que a vacina é eficaz em relação a casos graves; mas não contra o risco de contrair Covid-19. “Nesse caso, o melhor remédio ainda é a prevenção”, pontua.

Doses recebidas e aplicadas

Até o fim da tarde de ontem (16) o município havia aplicado 8.188 doses, o que equivale à 85,27% de aplicação das 9.602 doses recebidas. Do total de imunizantes aplicados, 5.609 são de primeira dose e 2.579 de segunda dose.

Pré-cadastro online

E caso você tenha mais de 60 anos ou conheça alguém que tem e ainda não preencheu o cadastro, está na hora de dar aquele clique no site da Prefeitura (www.sorriso.gov.br) e preencher os dados. Para os profissionais de saúde e para quem tem comorbidades, a recomendação é a mesma. Lembrando que o cadastro também pode ser feito nas unidades de saúde ou com os agentes comunitários de saúde (ACSs). Para quem reside nas áreas rurais e tem problemas com internet, a indicação é procurar as unidades de saúde. E após o cadastro preenchido, a recomendação para que todos fiquem de olho no celular e atendam as ligações para o agendamento, também continua valendo.

Quem tiver quaisquer dúvidas em relação às ações da Prefeitura Municipal no combate e enfrentamento à Covid-19, pode ligar na Central de Informação da Saúde no número 150. A ligação é gratuita.