Os servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Sara Akemi Ichicava realizam nesta semana uma capacitação em eletrocardiograma. O curso que teve início na segunda-feira (11) e vai até quarta-feira (13), com aulas teóricas e práticas ministradas pela equipe de campo do Núcleo do Telessaúde de Mato Grosso.

“Os profissionais estão recebendo a base teórica e também a prática, então sairão preparados para realizar o exame de eletrocardiograma. Após a capacitação eles serão cadastrados através da plataforma do Telessaúde e estarão aptos a realizarem o exame”, explicou Valdelírios Venites, Coordenador de Campo do Núcleo do Telessaúde de Mato Grosso.

Ainda segundo Venites,os  eletrocardiograma são executados pelo profissional da saúde, mas os exames são laudados através da plataforma do Telessaúde por uma equipe de cardiologistas de Minas Gerais que fica de plantão 7 dias por semana e 24 horas por dia para laudar esse exame e dar apoio quando necessário. Essa é mais uma tecnologia a favor dos profissionais e dos pacientes.”, ressaltou ele.

A Prefeitura de Sorriso adquiriu no em 2017 quatro aparelhos de Eletrocardiograma, com isso, zerou a fila de espera para realizar o procedimento. A demanda era de cerca de 4000 pessoas que esperavam para realização do exame.