“O serviço de formação continuada vinha sendo realizado dentro das unidades escolares até 2017, mas o anseio era compartilhar os saberes entre as escolas. Com essa visão, a Semed de Sorriso implantou o Centro de Formação Continuada, ainda no ano de 2018. Um espaço que norteia a construção de uma educação em rede. Ao iniciar esse trabalho, surgiram outras necessidades,  assim em 2021 foi desenvolvido o programa Ensina + Sorriso, voltado ao diagnóstico do aprendizado dos estudantes e para que os Gestores da Educação Pública pudessem atuar de forma mais assertiva e para que os professores possam fazer intervenções mais corretas, e que levem os estudantes a avançarem em seu processo de aprendizagem. “Percebendo as fragilidades que a Rede Municipal de Ensino possuía, após avaliações diagnósticas, buscamos entender a necessidade de melhorias”, observa.

“De posse das avaliações diagnósticas, traçamos estratégias para melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos e orientar os professores no trabalho dentro das unidades escolares. Assim, surgiu projeto ‘Fortalecendo Sonhos’, uma proposta de fortalecimento socioemocional, baseado nas 10 competências gerais da BNCC, e que visa proporcionar uma estrutura emocional mais equilibrada para professores, alunos e familiares, visando um processo de ensino/aprendizagem mais eficiente e positivo. E assim olhar as crianças e professores, a criança só aprende quando ela está  leve,  o professor só ensina se ele está leve para ensinar. Então, todos os obstáculos precisam ser rompidos para que o ensino e a aprendizagem aconteçam de fato. Posterior a isso, outros trabalhos foram se concretizando, construindo elos, pois nada se faz sozinho. Todos os departamentos juntos construíram a Educação de Sorriso, que vem colhendo sucessivos reconhecimento e premiações a nível de estado, reafirma a secretária.

A coordenadora pedagógica de formação de Nova Mutum, Simone Gonçalves Rodrigues de Andrade, disse que todas as expectativas que tinham com essa troca de conhecimento, foram superadas. “O objetivo era socializar, especificamente, sobre o Cemfor e fomos surpreendidos com amplitude do contexto inicial. Conseguimos visualizar todo o sistema da Educação de Sorriso, ele é organizado, bem estruturado. O Centro Municipal de Formação no município de Nova Mutum, encontra em fase de estruturação, enquanto Sorriso está bem estruturado e organizado e está compartilhando conosco de maneira muito carinhosa e receptiva. Acredito que o conhecimento que recebemos irá fortalecer e contribuir, muito, com a maneira que iremos organizar os próximos passos do Cemfor de Nova Mutum, também”.

“Estamos iniciando uma trajetória que Sorriso já percorre há cinco anos. Retornamos com muitas informações, vamos repassar tudo que aprendemos e seguir do ponto que temos hoje, da nossa realidade, porém sabendo como podemos melhorar, porque estamos sempre procurando melhorar para atender as necessidades reais da educação de Nova Mutum e fazer com que as crianças, realmente, aprendam com equidade e qualidade”, ressalta.