O prefeito Ari Lafin conheceu, na noite de ontem (7), o projeto de implantação da nova unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Sorriso. Serão 5.677,92 m² de área construída, com aproximadamente 1.500 m² de área útil educacional, sendo considerada a quarta maior unidade do Estado. O investimento total é de quase R$ 18 milhões entre construção, mobiliário, equipamentos e software.

Segundo a diretora regional do Senai-MT, Lélia Brun, a nova unidade será inaugurada no dia 27 de julho e a contratação de servidores já teve início. “Viemos apresentar como foi todo o planejamento de implantação desta unidade operacional do Senai. Este evento serve para mostrar para a sociedade como será feita a implantação dos cursos, para que todos se sintam parte desse projeto. Estamos concluindo toda a infra-estrutura necessária para a implantação desta unidade, e já estamos em processo de contratação de pessoas”, afirmou Lélia.

A unidade de Sorriso contará com biblioteca, salas de aula, área administrativa, pedagógica, pavilhões educacionais, almoxarifado e guarita, além de estacionamento para 135 vagas de carros e motos e pátio para instalação das Unidades Móveis.  Com capacidade para atender 466 alunos por turno, o local abrigará ainda os laboratórios de manutenção de microcomputador, informática, comandos elétricos/automação, instalações elétricas, construção civil (pintura, cerâmica e alvenaria) e panificação, além de salas multiuso.

“Estamos preparados para atender a necessidade da indústria local, através da qualificação profissional e da transferência de tecnologias. O Senai já atende no município, só não tínhamos sede própria, e com a nova infraestrutura será potencializado esse atendimento”, explicou a diretora regional. A nova unidade atenderá a cidade de Sorriso e as demandas dos municípios circunvizinhos de Vera, Itanhangá, Nova Ubiratã e Ipiranga do Norte.

Para o prefeito, Ari Lafin, a qualificação da mão de obra local será de extrema importância para o fortalecimento da indústria de transformação em Sorriso. “Vamos continuar trabalhando no sentido de buscar mais parcerias para a geração de emprego e mão de obra qualificada. Sorriso está caminhando para a industrialização e nada mais importante do que termos mão de obra capacitada, e o Senai é um grande parceiro que irá tornar essa realidade possível”.