Ainda neste mês, a Administração Municipal, também via Semsas, apresentou, oficialmente, o novo espaço que está abrigando o CAPS Infantil Integrar. Em novo endereço, na Avenida Brasil, n.º 1775, o CAPSi Integrar conta com uma equipe multidisciplinar para dar atendimento integral aos pacientes. O Integrar, atende, desde 2020, por meio de regulação (encaminhamento), crianças e adolescentes em sofrimento mental. A implantação de um CAPSi em Sorriso é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público em fevereiro de 2022.

“Falar em bem-estar mental e emocional é falar, antes de tudo, de autocuidado, e muitas vezes, o autocuidado em relação às emoções fica em segundo plano, pois a correria do dia a dia cria a falsa ilusão que ‘tá tudo bem’, mesmo quando as emoções insistem em pedir socorro”, destaca o secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, acrescentando que o CAPS é uma estrutura que está à disposição da comunidade e dispõe de profissionais habilitados para ajudar pessoas em sofrimento mental e emocional. Outra porta de entrada para o olhar cuidadoso acerca do “sentir” é o PSF.

“Na consulta de rotina, a saúde emocional também deve fazer parte do bate-papo com o médico, visto que em nosso AME (o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades), temos profissionais que também podem dar sequência a este tratamento”, complementou.