Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Semsas reforça alerta contra golpe das vacinas

Publicado em 01 de setembro de 2022 às 10:19

Novo golpe oferta 5.ª dose – 3.ª de reforço, contra a covid-19. A dose é ofertada em ligação. Uma pessoa entra em contato e, por telefone, se apresenta como servidor do Sistema Único de Saúde pedindo que o cidadão informe uma data e horário que possa ir até a Unidade de Saúde da Família receber a nova dose de reforço. Na sequência, solicita  que para validar o atendimento a pessoa informe um código de seis dígitos enviado por mensagem. Ao passar o código, o celular é clonado.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, a enfermeira Taynná Vacaro, destaca que nenhum servidor ou do SUS ou da Secretaria de Saúde e Saneamento realiza ligações para falar da 5.ª dose. “Quando há necessidade de entrar em contato via telefone, independente do departamento, nunca, friso novamente, nunca solicitamos código de validação”, alerta Taynná.

Taynná destaca que ao receber ligações que geram suspeita, quer seja ofertando novas doses, ou facilitando atendimentos cirúrgicos, o recomendado é “cair fora. Se a dúvida persistir o correto é procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima ou ligar no 3545-8000 para mais informações”, recomenda.

Na quarta-feira 24 de agosto, a Prefeitura de Sorriso divulgou um alerta de golpe das vacinas e também o de oferta de cirurgias.

Vacinas

E como informação verdadeira nunca é demais e protege de golpes, sempre é bom lembrar que diariamente há imunização nos PSFs Nova Integração e Jardim Europa; ambos os locais atendem como ponto fixo de segunda a sexta-feira das 7h30 às 10 h30 e à tarde das 13h30 às 16h30 com a vacina contra a covid-19. Nos locais são ofertadas primeiras, segundas, terceiras e quartas doses.

Crianças com 5 anos ou mais e adolescentes até 12 anos recebem duas doses; já adolescentes acima de 12 anos até adultos com 39 anos, além das duas doses, podem receber a terceira dose ou primeira de reforço e para a população com 40 anos ou mais é ofertada também a quarta dose, no caso, a segunda de reforço.

Apesar de liberada a vacinação para crianças de 3 e 4 anos, ela não está sendo aplicada por falta do imunizante Coronavac, única vacina liberada pela Anvisa para essa faixa etária.

Texto: Decom
Fotos: Internet