Prefeitura Municipal de Sorriso

Prefeitura Municipal de Sorriso
Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00

Semsas promove série de ações para falar sobre câncer de mama

Publicado em 05 de outubro de 2022 às 08:08

Vamos falar de saúde feminina? Afinal, outubro já chegou e com ele – o mês – vem o reforço da importância da prevenção de enfermidades como o câncer de mama. E é por isso mesmo que a Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) terá atividades voltadas à saúde feminina durante todo o mês de outubro.

A primeira ação será nesta quinta-feira, 06 de outubro. Na data, a equipe irá realizar orientações com o tema “Outubro Rosa: incentivando o autocuidado com o corpo e a mente” na Unidade de Saúde da Família do Fraternidade, das 13 às 17 horas; a mesma ação será realizada no Fraternidade novamente no dia 13 de outubro, também das 13 às 17 horas.

Já na sexta-feira, 07 de outubro, as equipes da saúde estarão na ciclovia da Avenida Blumenau das 17 às 20 horas; e por lá também vai rolar muita informação e orientação sobre prevenção e cuidados em relação ao câncer de mama.

No sábado o trabalho continua. E durante toda a tarde, das 13 às 18 horas, as USFs Mário Raiter, Jardim Carolina, Jardim Bela Vista, Jardim Itália e Vila Bela estarão abertas, trabalhando em horário estendido para coleta de preventivo e instruções sobre o câncer de mama, além de solicitações de mamografia.

E para fechar o mês de cuidados, no dia 26 de outubro, uma quarta-feira, as unidades  que não irãoa tender neste sábado, 8, irão atender com horário estendido, das 17 às 21 horas. Mais uma vez os profissionais estarão lá para repassar informações e realizar coleta de preventivo.

O gestor da pasta da Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, frisa a importância do cuidado. “Reforce às mulheres da sua vida a importância desse autocuidado, peça que procurem as USFs para a realização dos exames”, diz.

Silvio lembra ainda que o cuidado com a saúde feminina é permanente. “É um cuidado que deve ser mantido o ano todo e além das unidades de saúde, nós temos aqui a presença constante da unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos que tem realizado mensalmente mais de 200 exames de mamografia e também coleta de preventivos”, explica. “Além disso, diariamente nossas unidades estão abertas e realizam a coleta do preventivo e repassam orientações”, completa.

Texto: Decom
Fotos: Arte Decom