Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Cuidar. Cuidar de si mesmo e do outro. Conservar o amor, a autoestima. É para debater esses cuidados consigo mesmo que 41 odontólogos que integram a rede de saúde pública municipal estarão reunidos hoje, 17 de outubro, a partir das 15 horas no Auditório Farroupilha do Centro de Eventos Ari José Riedi.
Conforme a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Luciana Bussolaro, a capacitação também é alusiva ao dia do odontólogo (dentista), comemorado em 25 de outubro. “A meta é destacar os pontos positivos da profissão e o importante papel que o odontólogo desempenha na sociedade atual”, destaca. “Todos os profissionais da rede estão convidados; esse é um momento especial que vem sendo preparado com carinho pela Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas)”, completa.
O encontro terá início às 15 horas com encerramento previsto para às 17 horas.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).