Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Para debater saúde

Semsas promove ações para debater saúde feminina e masculina

Publicado em 02 de agosto de 2022 às 10:04
Além disso, também será ofertado um curso sobre atendimento de excelência

Cuidados sobre a saúde do homem e da mulher. E muita informação. Esse é o objetivo de uma palestra com a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Michelle Saldanha, na empresa Nutribrás. Durante todo o dia a profissional estará no local para ofertar informação sobre hepatites virais; sífilis e HIV. A expectativa é que cerca de 300 colaboradores da empresa acompanhem a formação.

Além da palestra, serão ofertados testes rápidos para HIV. Também serão ofertadas as vacinas contra a covid-19 e H1N1 (gripe) para quem estiver com o esquema incompleto.

Michelle frisa que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A enfermeira acrescenta que os exames tanto para hepatites B ou C; sífilis e HIV precisam ser incluídos aos hábitos de rotina. “Principalmente para quem tem uma vida sexual mais ativa a recomendação é fazer a cada seis meses o teste”, ressalta. Os quatro exames são ofertados pelo SAE. A coordenadora reforça outra dica: a importância do uso de preservativo em relações sexuais. "Esse é um método eficaz de se prevenir contra qualquer IST", pontua.

“Nosso objetivo ao levar informações diretamente nas empresas é justamente desmistificar os medos e ressaltar a importância da realização desses exames de rotina”, completa.

A formação terá início às 7 horas e deve seguir até às 17 horas, com intervalo para almoço.

Atendimento de excelência

Outra formação que será ofertada também na sexta-feira (05), tem como tema “Reflexões sobre o atendimento de excelência”. A partir das 13 horas a psicóloga Verônica Berzuini e a assistente social Aparecida Tagliari Costa, que atuam no Sistema de Gestão de Pessoas | Recursos Humanos da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal, estarão no Centro de Eventos para debater com auxiliares administrativos e auxiliares bucais da rede de atenção básica, as várias questões que envolvem o atendimento no dia-a-dia dos PSFs. Cerca de 80 servidores devem participar da formação que segue das 13 às 17 horas.

Vale lembrar que estas capacitações também integram o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, com atuação permanente e que busca discutir os mais diversos assuntos e temas relativos à saúde.

Texto: Decom
Fotos: Internet