Além disso, outros dois momentos importantes estão sendo preparados pela Semsas: no dia 16 de novembro as Unidades de Saúde da Família (USFs) irão atender com horário estendido, das 17 às 21 horas, ofertando muita informação e cuidado para o público masculino; já no dia 21 de novembro a programação com horário noturno, dessa vez das 17 horas às 20h30 será na USF do Assentamento Jonas Pinheiro.

 “A intenção é levar informação e mostrar ao público masculino a importância do autocuidado e também da necessidade de consultas periódicas. Check-up não é coisa só de mulher; precisa virar um hábito anual entre todos os públicos”, frisa Sílvia Gehring, do Departamento de Educação em Saúde. Sílvia pontua que além de levar informações diretamente em empresas, as ações e orientações estão disponíveis o ano inteiro em todas as unidades de saúde do Município.

“Mas especificamente no “Novembro Azul”, salientamos aos homens a importância de tirar um tempinho para eles, ir ao médico e realizar o cuidado preventivo. No Município, é só ir ao PSF para o encaminhamento tanto do exame de próstata quanto dos demais exames preventivos”, pontua.

 As ações desenvolvidas integram as atividades da Comissão de Integração de Ensino e Serviço Municipal de Educação Permanente em Saúde (CIES); e além dos profissionais da Semsas são realizadas com o apoio dos cursos da área da saúde das faculdades Unic e Atenas e o curso de técnico em enfermagem do Senac.

 

Câncer de próstata

Tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).