Nesta quarta-feira, às 19 horas o encontro virtual é voltado para famílias e escolas com o tema “Família e escola: como, juntas, podem viver os tempos de pandemia?”, com a educadora Vanessa Zanoncini. Os interessados podem acessar a palestra pelo link https://www.youtube.com/watch?v=7PR54npMp5A&feature=youtu.be. O debate contará com o relato de experiências de famílias também, destaca a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler. “Será muito interessante; uma troca de experiências bem produtivas e válidas tanto para pais quanto para professores de como lidar com o distanciamento, o isolamento social e as aulas remotas”, acrescenta.

O evento que iniciou ainda na segunda-feira (27), tem prosseguimento nesta manhã (29) com palestra do educador Pedro Lino, que está online neste momento trabalhando o “Quanto tem aqui”, discutindo a matemática no cenário infantil  com cerca de sete mil professores de todo o Brasil. Com interação online, os professores trocam experiências de como trabalhar a matemática no ambiente escolar. Pedro Lino destaca que “a educação e a brincadeira continuam sendo pilares da educação infantil; é triste uma escola em que você chega e encontra crianças fazendo atividades automatizadas e que ficam inclusive fora do contexto de vida”, diz.

O educador cita exemplos simples para a educação matemática nesse momento. “São situações como contar quantas pessoas de roupa você está recolhendo do varal junto com a criança, já que estamos em isolamento social e são dicas simples que os professores podem repassar às famílias”, exemplifica.

Além da palestra de Lino, outras duas estão programadas para hoje à tarde e mais o momento de interação com as famílias à noite. A programação se estende até sexta-feira (31), sempre com uma palestra online pela manhã e duas à tarde. Ao entrar no link para assistir o conteúdo, há uma lista de presença automática para o participante preencher. A participação na Jornada irá gerar certificado de 20 horas aos participantes.