A responsável pela pasta, Lúcia Drechsler, pontua que inicialmente o cadastro está em andamento nos Cemeis e nas escolas. "Temos 15,4 mil alunos matriculados no município e iniciamos o processo em todas as escolas e Cemeis”, explica. “Pedimos aos pais que conforme estão recebendo a ficha a preencham e a devolvam junto com as tarefas. Não há necessidade de procurar a escola para realizar o cadastro, a ficha será enviada com as tarefas”, reitera. A plataforma estará disponível para consulta dos pais no fim do segundo bimestre de 2020.

O sistema é totalmente seguro e somente os pais e ou responsável cadastrado terão acesso aos dados da criança. “É uma maneira de aumentarmos a interação e possibilitar mais uma ferramenta de acompanhamento aos pais. Agora além de poder visitar a escola, conversar com os professores, participar das reuniões como ocorria no período letivo normal; os pais poderão acompanhar a vida escolar pelas plataformas digitais”, ressalta a secretária.

A secretária pontua que a ferramenta de acompanhamento online já foi testada em 2019 na Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva com 303 alunos e foi aprovado por alunos, pais e professores. “A avaliação Escola Leôncio foi muito positiva. Esperamos estender esse mesmo nível de satisfação a toda a nossa comunidade escolar”, acrescenta.

A nova ferramenta implantada no município integra o portal Ômega Sistemas e acompanha a tendência de interação digital. “A educação é um dos primeiros pilares a sentir os avanços tecnológicos”, diz Lúcia. “Nossa preocupação também está em estreitar laços com as famílias tanto nesse momento de pandemia quanto no futuro. Acreditamos que essa será uma ferramenta que poderá auxiliar muito na construção do conhecimento sadio das nossas crianças e trará também mais segurança aos pais possibilitando o acompanhamento diário”, frisa.

Segundo Lúcia, representantes das unidades escolares já haviam passado por treinamentos antes do início da pandemia e nesse momento estão usando o sistema para o lançamento de planos de aula, faltas e relatórios de desenvolvimento das crianças.  Tudo estará disponível para consulta no segundo bimestre, programado para o fim de setembro de  2020.