Na segunda-feira (29), às 19 horas, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promove uma palestra motivacional com o coach  Jaime Figueiredo. O evento, que será no Auditório Farroupilha, é aberto a toda a população e especialmente direcionado para o público assistido pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A entrada é gratuita, mas está sendo solicitada, para quem puder levar, a doação de um quilo de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão direcionado a famílias em situação de vulnerabilidade social, que  são identificadas por meio do Cadastro Único e recebem acompanhamento da Semas.

“As palestras de Jaime Figueiredo ajudam a despertar nas pessoas o desejo de mudança, de serem protagonistas das próprias histórias”, destaca a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, acrescentando que é justamente essa a meta da Secretaria: oferecer o suporte necessário para que as  famílias possam melhorar sua qualidade de vida, podendo usufruir de todos os direitos assegurados em nossa legislação e podendo cumprir também com os seus deveres com autonomia, o que contribui para o reforço das noções de cidadania.

Entre as oportunidades, estão os cursos para geração de trabalho e renda. Já no dia 5 de junho, três cursos serão ofertados: no Cras São Domingos, começa o curso de Jardinagem Básica, com 15 vagas disponíveis. Na Padaria Municipal, estrutura instalada no Complexo Abrantes pela Prefeitura para a promoção de treinamentos, será ministrado o curso de aproveitamento de alimentos, com 20 vagas disponíveis. Outra oportunidade é o curso de Telefonista e Recepcionista, com a oferta de 20 vagas, promovido na empresa Microlins.

“São cursos que permitem a inserção rápida no mercado de trabalho, visto que há constante e crescente demanda por estas vagas”, salienta a secretária. Há ainda cursos que serão oferecidos em julho, com outros enfoques, como confecção de vestuário básico, confecção de bonecas, ética e postura profissional do funcionário doméstico, introdução ao atendimento e auxiliar de escritório. Cada curso tem entre 16 e 20 vagas. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Assistência Social, pessoalmente ou  pelo telefone 3544 8800, ou em um dos três Cras do município, o do bairro São José, o do bairro São Domingos e o do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Sorriso Mestiço Dorival Brandão (Praça CEU).