Questões fundiárias

Entre outros temas tratadas no encontro, o reforço de ações ligadas a questões fundiárias. “Este é o desdobramento de uma reunião que tivemos com o deputado federal Coronel Assis, que já de dispôs a seguir com esta pauta em Brasília”, destacou o prefeito, lembrando que, ainda em dezembro do ano passado, a Prefeitura já havia criado o Comitê de Conflitos Fundiários, com participação de representantes dos poderes constituídos, bem como  da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de associações de produtores. O foco? Agir de maneira preventiva e sempre em busca de soluções consensuais.

O representante do Sindicato Rural, Fernando Pozzobon destacou que o agro sorrisense é vitrine para todo o país. “Somos referência em produção e sustentabilidade”, comentou, aproveitando, inclusive a citação do prefeito sobre a produção de peixes de água doce e de mel.

“São culturas altamente sensíveis e, se temos este resultado hoje [uma safra de 40 toneladas de mel], isso mostra que o agro sorrisense respeita sim o meio ambiente”, reforçou o agricultor.

O prefeito também destacou que, na área urbana, segue em busca de moradias populares. “Estamos em busca de projetos habitacionais para Sorriso, e, ao mesmo tempo, ofertamos cursos profissionalizantes, garantindo assim a oportunidade do emprego”, complementou Ari.

Mais segurança

Na oportunidade, as forças de segurança também apresentaram o resultado de operações realizadas para ampliar a sensação de segurança no Município, com o objetivo, por exemplo, de identificar autores de homicídios ocorridos recentemente.

Evolução da Guarda Municipal

Outra pauta da reunião foi a evolução da Guarda Municipal de Trânsito para Guarda Civil, que recebeu parecer favorável dos participantes, reforçando sempre a necessidade de manutenção da harmonia entre as forças de segurança, por meio do trabalho integrado, cada um dentro de sua competência.

Necessidade de mais efetivo

Mais uma vez, foi reiterado o pedido de mais efetivo para as forças policiais de Sorriso. Titular da Delegacia de Polícia Judiciária Civil (PJC), o delegado Eugênio Rudy destacou o empenho da equipe. “Sorriso, hoje, tem o mais baixo efetivo per capita do Estado, mas, mesmo assim, conseguimos ter êxito em uma operação que resultou no cumprimento de 35 mandados de prisão”, comentou, reforçando que o trabalho seguiu com a manutenção de todos os trabalhos de rotina da Delegacia

Diálogo com o Estado

Para ampliar o debate, o prefeito, que, por lei, preside o GGI, vai convidar o secretário de Segurança Pública do Estado, o coronel PM César Augusto Roveri, a participar da próxima reunião do colegiado. “O diálogo é, sem sombra de dúvida, a melhor forma de evoluirmos e, certamente, conversando cada vez mais com o Governo do Estado poderemos avançar em vários aspectos, e a segurança pública certamente é um deles”, afirmou.