Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Secretários escolares estão passando por treinamento no sistema de gestão escolar para garantir que todo o processo de cadastramento e gerenciamento de dados nas unidades escolares ocorra de maneira tranquila ao longo do ano. Dois consultores do Sistema Ômega, adotada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), estão conduzindo a formação no Centro Municipal de Educação Básica de Sorriso (Cemeb | Escola Modelo).
Para garantir que a formação ocorra dentro de todos os protocolos para frear a disseminação no novo coronavírus, o Sars-CoV-2, que provoca a Covid-19, os secretários foram divididos, com um grupo de 16 profissionais passando pela formação hoje (20) e outros 18 amanhã (21), em período integral.
“Independente do formato adotado para o retorno do ano letivo, é indispensável que os profissionais possam conhecer todas as ferramentas disponíveis no sistema, facilitando processos e já tirando dúvidas diretamente com os consultores”, aponta a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.
Vale lembrar que no município, desde o ano passado, os boletins escolares são disponibilizados de maneira on line, permitindo que pais e responsáveis possam acompanhar o desempenho de cada aluno pelo aplicativo Escola.NET, gerenciado pela empresa Omega Sistemas.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).