“É um trabalho mais que necessário e que certamente tornará mais seguras nossas águas, à medida que permitirá a formação de condutores de embarcações, além e contribuir na realização de operações para inibir práticas ilícitas em vias fluviais”, destacou Moura.

O almirante de Esquadra e comandante de Operações Navais, Marcos Sampaio Olsen, reforçou que a extensa rede hidroviária na região Centro- Norte de Mato Grosso exige a presença das equipes, gerando maior acessibilidade na compra de embarcações por meio da regularização de aquaviários. “A tendência é essa, então, trabalharemos com um ensino profissional, orientando e formando os condutores de embarcações nos mais diversos segmentos”, afirmou.

A fiscalização também deve passar a ser mais intensa a partir de agora, visto que o capitão-tenente que comanda a agência, Vinicius Oliveira Celestino, reforçou que estão previstas inspeções navais itinerantes nos municípios sob jurisdição da Agência. A unidade da Marinha em Sinop também vai ministrar cursos e treinamentos, assim como aplicar a prova para obtenção da carteira para pilotar barcos e lanchas (Arrais).

A inauguração da sede da Agência também contou com a presença de autoridades locais, regionais e federais, como o prefeito de Sinop, Roberto Dorner, do secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, entre outros.

Em Mato Grosso, a Marinha está presente em quatro municípios: Cuiabá, Cáceres, São Félix do Araguaia e Sinop.