Acompanhado por assessores e equipe técnica, Alan Porto disse que o governo do Estado tem priorizado a Educação. Em Sorriso, são investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões, que contemplam a construção das duas escolas e ampliações em mais quatro unidades.

“O Estado tem feito um dos maiores investimentos em educação em benefício aos municípios e em Sorriso não é diferente. Será uma verdadeira revolução da infraestrutura escolar. Isso é resultado de um trabalho conjunto entre Estado e Município. Vão ter estrutura de ponta com investimento do programa Mais Mato Grosso. Além disso, tem os investimentos na parte tecnológica. Toda a comunidade escolar ganha com isso”, disse Alan.

O prédio que irá abrigar a Escola Militar Tiradentes está sendo edificado no bairro Portal Kaiabi. O terreno que vai abrigar a unidade estadual foi doado pelo Município, que também contribuiu com contrapartida financeira, e com o trabalho de técnicos na elaboração de projetos, processo licitatório e demais trâmites para a viabilização da escola.

Neste mês de maio a Prefeitura de Sorriso emitiu a Ordem de Serviço para início das obras de construção da Escola Estadual Mário Raiter. A elaboração do projeto arquitetônico esteve a cargo da equipe técnica do Estado de Mato Grosso, e todos os demais projetos (estrutural, hidrossanitário, elétrico, SPDA, posto de transformação, lógica e incêndio) foram elaborados pelos profissionais da Secretaria Municipal da Cidade (Semcid), que também trabalharam no orçamento final da obra.

As duas unidades escolares serão compostas por 16 salas de aula, refeitório, quadra poliesportiva, biblioteca, laboratórios e demais dependências administrativas, como sala de professores, direção e secretaria. A área do bloco educacional conta com mais de 3 mil m² e a quadra poliesportiva é de 651 m². A expectativa é atender, em ambas unidades, cerca de 500 alunos por turno.

“A estrutura que está sendo construída é o dobro da estrutura alocada hoje. Com isso, iremos praticamente dobrar o número de vagas. Sabemos que a infraestrutura escolar é fundamental na mensuração da qualidade do ensino, pois auxilia na criação de valores e doutrina de ensino, além de gerar motivação para o estudo e potencializar os resultados. É um momento de gratidão por todos os envolvidos de alguma forma nesse projeto”, disse o Tenente Coronel Botelho, responsável pela escola Militar Tiradentes.

“Agradecemos a parceria do secretário e coloco-me à disposição, por meio das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Cidade, para que possamos entregar essas obras o mais rápido possível e, quem sabe ainda lançar outros investimentos em educação aos nossos munícipes”, disse o prefeito Ari.

No início do ano foram assinados os quatro convênios entre o município de Sorriso e o Governo do Estado para construções e ampliações das unidades. Juntos, somaram R$ 4,150 milhões em investimentos para a educação com nas escolas estaduais Mário Spinelli, Arlete Maria Cappelari, José Domingos Fraga e 13 de Maio. O convênio 922/2020 prevê a aplicação de R$ 1,5 milhão para a construção de uma nova quadra poliesportiva e ampliação de oito salas de aula e banheiros na Escola 13 de Maio. O convênio 923/2020, também orçado em R$ 1,5 milhão visa a construção de uma nova quadra poliesportiva e ampliação de oito salas de aula e banheiros na Escola José Domingos Fraga. Já o convênio 924/2020, de R$ 800 mil, prevê a ampliação de oito salas de aula e banheiros na Escola Arlete Cappelari. Por fim, o convênio 925/2020, orçado em R$ 350 mil, visa a construção de um refeitório na Escola Mário Spinelli.

“Teremos ampliações de salas, construção de quadras esportivas, refeitório. Essas construções e ampliações nas unidades ainda estão em fase de projeto, mas em breve irão garantir qualidade de ensino aos nossos alunos”, pontua a secretária municipal de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

Ao final da programação, o secretário participou de um café e proza com os diretores das escolas estaduais, na Escola Arlete Maria Cappellari.