Os integrantes do Gabinete de Gestão da Saúde Municipal (GGSM) reuniram na manhã desta terça-feira (30), na sala de reuniões do Paço Municipal. Na ocasião o secretário de saúde e saneamento, Devanil Barbosa apresentou a quantidade de atendimentos dos usuários na saúde pública do município e os investimentos que são feitos a cada mês nas diversas áreas que pertence a Secretaria de Saúde e Saneamento.

“Hoje estamos fazendo um “raio-x” quantitativo da saúde de nosso município, apresentamos aqui as planilhas que mostram quantas pessoas foram atendidas em cada setor da saúde, bem como a média de investimentos feitos em cada setor , pegando como base o mês de abril.  Esses dados são importantes para que cada membro do GGSM saiba o quantitativo de nosso atendimentos, investimento mensal e com base nesses dados expomos a transparência das ações e levamos a cada participante conhecimento da realidade de nossa gestão”. Ressaltou o secretário de saúde e saneamento Devanil Barbosa.

Durante a apresentação da planilha os integrantes puderam fazer perguntas e tirarem suas dúvidas. “ Esse é um momento que mostramos nossa realidade a cada representantes das entidades  que compõem o GGSM, é uma oportunidade de tirarmos as dúvidas, e claro com o conhecimento de causa é mais favorável que cada um possa dar sua contribuição de forma mais efetiva. Esse gabinete foi criando há pouco mais de e está na fase onde cada membro conheça os setores da secretaria de saúde, suas ações e  seus dados de forma transparente e segura que nos dará suporte para tomar qualquer decisão. Hoje nós temos em andamento o processo de implantação da fibra óptica que está dando prioridade para a rede de saúde e já temos 12 unidades interligadas com a fibra óptica pelo sistema integrado de rede em expansão. Com esse processo  ficará mais fácil e rápido a comutação de dados como os que foram apresentados aqui.” Afirmou o prefeito e presidente do Gabinete Ari Lafin.

Avanços da saúde em Sorriso:

Aumento de atendimentos na UPA de 6 mil  para 8.400 atendimentos mensais, no mês de abril, implantação do Programa Remédio em Casa que já está  na 2ª etapa, implantação da Unidade Móvel de Saúde no Residencial Santa Maria, atendimento de Escleroterapia e Acupuntura, disponível gratuitamente na rede pública,  um novo ônibus para transportar os pacientes até a capital ou outros municípios, entrega de um micro-ônibus para a saúde no distrito de Boa Esperança, inauguração do Núcleo Técnico Científico do Telessaúde,  que planeja, executa, monitora e avalia as ações de Telessaúde, em especial a produção e oferta de tele consultoria, tele diagnóstico e tele-educação, contratação de médicos para atendimento na UPA, chegando a 11 o número de profissionais responsáveis por atender a população ali, inauguração da Unidade de Atendimento Noturno, na região leste, que fica localizado na Praça Céu no bairro Novos Campos, na Unidade de Saúde da Família – USF Novos Campos. O local onde antes atendia apenas como USF (das 8 às 17 hrs.). Agora estendeu também o atendimento das 18 às 22 horas

As próximas reuniões do GGSM  foram  marcadas para os dias 06 e 13 de junho, ás 7 horas da manhã na sala de reunião no Paço Municipal.