Hoje, as equipes seguem com as imunizações especificamente por agendamento, seguindo sempre a ordem da fila organizada a partir do pré-cadastro online. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, pontua que só deve procurar a Unidade de Saúde a pessoa com quem a equipe já entrou em contato informando local e horário. “Não estamos atendendo por livre demanda nas unidades justamente para evitar aglomerações e preservar a vida de todos. Quem ainda não foi chamado, pode ficar tranquilo que o trabalho está sendo realizado de forma contínua”, explica.

Idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde que ainda não realizaram o cadastro, devem fazê-lo pelo site www.sorriso.mt.gov.br . Os idosos também podem ligar no 150 tanto para esclarecer dúvidas quanto para a realização do cadastro. Outra opção é procurar a UBS mais próxima de sua residência ou procurar a agente comunitária de saúde; ou ainda, o auxílio disponibilizado pela Câmara de Vereadores. Marchioro pontua que nos Distritos e no Assentamento Jonas Pinheiro tanto profissionais de saúde quanto idosos podem procurar a UBS para a realização do pré-cadastro.

Doses recebidas e aplicadas

De acordo o painel disponibilizado pelo Ministério da Saúde (disponível em https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html), Sorriso é um dos municípios mato-grossenses que mais aplicou o quantitativo de doses recebidas de acordo com a população estimada pelo IBGE. Até o momento o município recebeu 5.772 doses. Desse total, isto é, 4.313 doses já foram aplicadas, sendo 3.167 em primeira dose e 1.146 segundas doses.

Marchioro explica que todas doses recebidas estão sendo aplicadas imediatamente, seguindo o Plano Nacional de Imunização, de autoria do Ministério da Saúde. “Estamos acelerando e buscando aplicar o mais rapidamente possível. Essa semana aceleramos as aplicações de primeira dose; na semana que vem devemos aplicar também as segundas doses. Estamos imunizando mais de 100 pessoas/dia”, finaliza.