A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, lançou no final da tarde de ontem (24), na Unidade de Saúde da Família Novos Campos, o projeto “Reciclando Saúde”.  O projeto tem como objetivo atender os agentes de reciclagem, promovendo a saúde e prevenindo as doenças.

“Nós sabemos que os agentes de reciclagem estão expostos diariamente com produtos contaminados, pontiagudos e cortantes e por isso há uma necessidade de serem acompanhados devido ao risco a saúde, então fizemos esta parceria Associação de Catadores de Recicláveis, para que possamos acompanha-los na saúde de forma mais efetiva” pontuou o secretário de Saúde e Saneamento, Luis Fábio Marchioro.

Na ocasião os profissionais da reciclagem passaram por consultas médicas, odontológicas, realizaram exames preventivos e fizeram testes rápidos, receberam orientações com a equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e sobre prevenção do câncer de pele com os profissionais da Organização Não Governamental (ONG) Cirinho Sorrindo, que são parceiros do projeto.

“Para nós da associação é muito importante essa parceria, pois trabalhamos com  material contaminado e sempre bom ter essa assistência e orientações, tanto para os homens quanto para as mulheres que trabalham conosco” disse o presidente da Associação de Catadores de Recicláveis, Jhony Reus Scholz.

Os associados atendidos retornarão para apresentar o resultado dos exames à equipe médica e serem acompanhados, conforme a necessidade.