A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, através da Vigilância Sanitária e em parceria com a empresa D’Qualité Consultoria, estará promovendo nesta quinta feira (13) o curso de Manipulação Segura de  Alimentos. O evento será realizado na Câmara Municipal de Sorriso, com início às 13 horas.

A capacitação tem como público alvo profissionais que atuam em estabelecimentos como padarias, confeitarias, rotisserias, fábricas de massas, pães, salgados e doces em geral. Os demais estabelecimentos comerciais que manipulam alimentos serão contemplados posteriormente, com divulgação prévia.

O objetivo é capacitar os manipuladores de alimentos para preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, oferecendo alimentos saudáveis aos consumidores e seguindo a normativa  da ANVISA , a Resolução da Diretoria Colegiada( RDC) nº 216/04, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. A resolução  determina  os procedimentos que devem ser adotados nos serviços de alimentação, a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado.

“O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. Pensando nisso, elaboramos esse curso com o objetivo de esclarecer os cuidados durante a manipulação de alimentos, através das boas práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor evitando a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.” Explicou a Coordenadora da Vigilância em Saúde Taynná Vacaro