Transparência, gestão e planejamento. Essas palavras deram o tom da reunião promovida hoje (23), no Centro de Eventos Ari José Riedi, pela  Secretaria de Educação e Cultura e a Secretaria de Fazenda com representes das 31 Associações de Pais e Mestres (APMs) de Sorriso. O secretário de Fazenda do município, Sérgio Kocova, destaca que o objetivo do encontro foi promover a modernização do processo de prestação de contas das APMs do município, trabalhando questões técnicas ligadas ao planejamento em busca do equilíbrio das contas públicas.

A partir da reunião de hoje, que contou com a participação de representantes do Departamento de Convênios da Secretaria,  foi estruturada uma comissão técnica com três representantes das APMs para que seja desenvolvido um trabalho contínuo de gestão, com enfoque para a parte técnica, a elaboração de orçamentos e de negociação junto à Câmara Municipal de Vereadores para a alteração da data da aprovação de repasses, evitando que o início do ano seja um período em que as associações ficam limitadas por questões orçamentárias.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Lucia Drechsler, explicou que este contato com a Secretaria de Fazenda atende a uma demanda dos gestores das APMs. “Foi uma reunião muito oportuna, em que os gestores puderam eliminar suas dúvidas e, com a formação da comissão, todos os demais gestores poderão ser auxiliados sempre que houver necessidade”.

O diretor da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, Agnaldo da Silva, destaca que a reunião de hoje deve trazer bons resultados a todas as APMs. “Temos várias preocupações enquanto gestores, então reuniões como esta facilitam nosso trabalho, à medida que nos ajudam a planejar a elaboração de orçamentos”.

As 31 APMs de Sorriso vão receber, neste ano, da Administração Municipal de Sorriso, o valor total de R$ 869.811,36, que são repassados em parcelas mensais de acordo com a quantidade de alunos matriculados em cada uma das 31 unidades educacionais (escolas ou Cemeis) da rede municipal de educação.