A programação envolveu o 5º Encontro Técnico Integrado SUAS MT; Reunião Ampliada do SUAS com o Poder Judiciário de Mato Grosso e a IV Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Assistência Social- CIB/SUAS com a participação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania - SETASC/MT, Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS, diretoria do COEGEMAS e Tribunal de Contas do Estado de MT.

Na Reunião Ampliada do SUAS com o Poder Judiciário de Mato Grosso, participaram a Desembargadora Maria Erotides, o Juiz Geraldo Fidelis e a Juíza Christiane da Costa Marques.

A presidente do Coegemas Jucélia Ferro, destaca que o evento é pertinente para várias discussões e negociações entre Estado, municípios e poder judiciário. “São oportunidades para apresentarmos nossas demandas e juntos debatermos as melhores estratégias de melhorias de políticas públicas para a Assistência Social e qual o papel do SUAS ” frisa.

Na ocasião, a equipe sorrisense participou de uma capacitação para atuar na Vigilância Socioassistencial que será retomado em Sorriso. Dentre as inovações do Sistema Único de Assistência Social, foi instituída a Vigilância Socioassistencial cuja proposta é produzir informações sobre as verdadeiras demandas nos territórios, a fim de que a política de assistência social proporcione uma intervenção baseada nesta realidade, ampliando seu alcance de inclusão. “Durante a capacitação, aproveitamos para dirimir dúvidas sobre a reimplantação da Vigilância Socioassistencial e treinamento das nossas técnicas, visando melhorar e ampliar, ainda mais, as nossas ações de políticas públicas em nosso Município”, destacou.

Quanto a Capacitação dos Benefícios Eventuais e Calamidade Pública pactuando ações entre governo, e municípios Jucélia observou que a equipe passou por uma capacitação de aperfeiçoamento.  “O serviço vai tramitar em todos os ambientes da Secretaria de Assistência Social e envolve todas as demais secretarias em um só trabalho, pois os Benefícios Eventuais visam o atendimento, imediato, de necessidades humanas básicas decorrentes de contingências sociais, ou seja, situações inesperadas”, explica.

Para Jucélia, esse encontro vem fortalecer as políticas públicas de Assistência Social em Mato Grosso. “A cada CIB, nota-se que estamos evoluindo muito nos diálogos entre os municípios. Foram dois dias muito proveitosos para discutir e esclarecer dúvidas que irão ampliar, nossas ações em favor dos usuários da Assistência em Sorriso e em todos os municípios do estado ”, destacou.