Organizado pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Mato Grosso do Sul (Coegemas-MS), o evento reuniu profissionais, gestores e técnicos que atuam no SUAS dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal (DF). O encontro contou com a presença da presidente do Coegemas-MS, Rosane Mocelin e do presidente nacional do Congemas, Elias Oliveira.

Com o tema “O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”, o encontro teve como objetivo promover troca de experiências, fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante os dois dias tiveram várias capacitações para os participantes e ao final do evento foi elaborada uma carta de propostas que será encaminhada ao colegiado Nacional, durante encontro marcado para acontecer nos dias 10 e 11 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), e que reunirá todos os colegiados do País. Dentre as demandas estão, principalmente, o repasse e à execução orçamentária, e melhores condições aos serviços e aos trabalhadores do SUAS.

Como representante dos 141 municípios de Mato Grosso, Jucélia apresentou a rede de Assistência Social do Estado, com seus desafios e avanços. A gestora sugeriu ainda inclusão da marcha da PEC 383/2017 (PEC do SUAS) na pauta de demandas, que visa garantir orçamento automático e regular à Assistência Social. “Devido a necessidade urgente da aprovação dessa PEC, sugerimos a realização de uma marcha. A idéia foi aceita e elogiada. Agradeço a acolhida de todos os idealizadores do encontro e posso dizer que, com certeza, foram dois dias de muitos avanços para o SUAS”, diz.

Os encontros regionais de gestores municipais de Assistência Social são realizados a cada dois anos, porém estavam suspensos devido à pandemia. O próximo encontro acontecerá em 2024, em Mato Grosso, e o município sede ainda será definido.