Na ocasião, Jucélia, apresentou ao secretário de estado, Allan Kardec, todos os projetos e cursos desenvolvidos em Sorriso que já formou milhares de jovens e que hoje estão trabalhando com carteira assinada e formalmente no comércio local. O objetivo agora, é fomentar parceria entre município e estado para a vinda de cursos de tecnólogos, na área da tecnologia para o município de Sorriso.

Diariamente, são disponibilizadas centenas de vagas de trabalho em diversos setores e grau de escolaridade, através do Sistema Nacional de Emprego (SINE), de Sorriso. O mês de abril, por exemplo, iniciou com mais de 240 oportunidades.

De acordo com a secretária, Jucélia Ferro, da mesma forma que os empresários buscam os profissionais, o município também se preocupa em disponibilizar a capacitação da mão de obra para preencher o mais rapidamente, essas vagas. Ela destaca, que além da capacitação é realizado também o acompanhamento do desenvolvimento de cada profissional que passa pelos projetos.

“Sorriso é uma terra de oportunidades para quem realmente deseja. Nosso trabalho é oferecer esse apoio a quem não tem condições de se qualificar, através dos cursos profissionalizantes, independente do grau de escolaridade, nosso objetivo é formar quem quer trabalhar,” ressalta.

Para o prefeito Ari Lafin, é preciso acompanhar as necessidades do mercado de trabalho. E que a união de forças só fortalece e enriquece o município. Sorriso hoje é carente de profissionais em diversos segmentos, como: padaria, açougue, construção civil, mecânica, hidráulica, elétrica, entre outras.

“Estamos atentos com relação a essas demandas, sabemos da importância de ter a mão de obra, mas, sobretudo, devemos ter consciência das etapas que esse profissional precisa passar uma delas, é a capacitação. Por isso, eu acredito no trabalho que nossos parceiros através da SEMAS e agora o estado, juntos, estão empenhados em realizar até a inserção no mercado de trabalho,” destaca, o prefeito Ari Lafin.

Após a reunião, a comitiva foi visitar in loco alguns dos locais que oferece a qualificação para os participantes dos projetos.