Prefeitura Municipal de Sorriso

Drive da esperança

Secretaria dá início à imunização de professores com 45 anos ou mais

Publicado em 02 de junho de 2021 às 12:14
Emoção foi o ingrediente principal no primeiro drive dos professores

“Fiquei ansiosa a noite toda, nem consegui dormir”, conta a professora Adriana Lourenço, 49 anos, terceira profissional da educação a ser imunizada no início desta manhã (02) no drive da esperança. Adriana chegou no Centro de Eventos Ari José Riedi às 5h45 da manhã, quando o dia estava raiando. Junto dela, a filha Mária Júlia, 12 anos, também emocionada com o momento. “Eu estava ansiosa por ela; estou muito feliz e um pouquinho mais tranquila agora”, conta Maria Júlia.

Adriana teve covid-19 no ano passado. Os sintomas foram leves, mas a apreensão não. “Faz um ano e meio que não vejo minha mãe pessoalmente. Essa vacina significa muito para mim. É um misto de esperança de que tudo vai passar e dar lugar a dias melhores”, diz, emocionada. Adriana é professora há 12 anos e hoje trocou a lousa de uma sala da Escola Municipal Geni Terezinha Forgiarini, do bairro União, pela vacina. “Eu acredito na ciência”, destaca sem titubear.

Assim como ela a “profe Tibaldi”, como é conhecida a professora de Artes Visuais e Teatro, Eliane Tibaldi, também se emocionou muito. “Estava ansiosa, vim bem cedo. É uma sensação de esperança renovada ao mesmo tempo em que continuo orando para que todos tenham essa oportunidade”, salienta a profe de teatro que não sabe disfarçar a emoção diante da “picadinha de esperança”.

Também hoje (02) a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler, recebeu a primeira picadinha no “drive do amor”, como ela mesma chamou. “Estou emocionada por ser imunizada; mas muito mais emocionada em ver essa fila com colegas meus que serão imunizados. Hoje é um dia muito gratificante para a educação. Esse é o nosso drive do amor”, salienta Lúcia.

Gratidão e alegria compartilhada por quem imuniza, como é o caso da enfermeira Melissa do Carmo Vilela, uma das responsáveis por aplicar esperança –além do imunizante, claro! – no braço dos educadores. “Todos esperamos muito por esse momento e é gratificante poder fazer isso”, aponta Melissa.

O sentimento também é compartilhado pelo secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro. “Chegamos aos nossos educadores; demos o start. Com certeza todos que estão aqui hoje passaram pelas mãos de um professor, então é com muita gratidão e alegria que iniciamos a imunização dos nossos educadores”, frisa.

Marchioro adianta que “não iremos parar a imunização dos educadores; conforme formos recebendo doses vamos avançar junto a esse grupo tão especial no coração de cada cidadão que passou por uma sala de aula e foi tratado com mãos cheias de afeto no momento em que aprendia as primeiras letras”, destaca o secretário.

O secretário lembra que a imunização para professores com 45 anos ou mais terá continuidade hoje à tarde a partir das 14 horas, no estacionamento do Centro de Eventos Ari José Riedi, bairro Rota do Sol. Como a vacinação é no formato de drive-thru, o professor que comparecer deverá ficar dentro do veículo e com máscara para ser vacinado.  E após a imunização, os cuidados como o uso de máscara, higienização constante das mãos e distanciamento social devem ser mantidos.

E quem for imunizado e apresentar reações pode procurar ajuda no Hospital Municipal de Campanha ou nas Unidades Básicas de Saúde. Outra opção é ligar na Central de Informação da Saúde no número 150. A ligação é gratuita. Dúvidas em relação ao drive-thru também poder ser esclarecidas nesse número.

Claudia Lazarotto
Fotos: Cleiton Isidoro