Prefeitura Municipal de Sorriso

Avenida Porto Alegre nº 2525 - Centro
Horário de atendimento ao público: das 07:00 às 13:00
Cultura Empreendedora

Sebrae/MT e prefeituras promovem em Sinop e Sorriso “Seminário Fomenta Mato Grosso”

Publicado em 22 de setembro de 2023 às 11:34
Evento fortalece no Norte do Estado integração entre gestão pública e pequenos negócios

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com as prefeituras de Sorriso e Sinop promoveram nos dias 20.09 (quarta-feira) e 21.09 (quinta-feira), respectivamente, o “Seminário Fomenta Mato Grosso”, voltado ao fortalecimento de negócios locais.

A ação contou com apoio da CDL e ACES dos dois municípios e faz parte do Programa Cidade Empreendedora Sustentável que prevê a integração entre gestão pública e pequenos negócios, para que o empreendedor possa ofertar produtos ou serviços para as prefeituras, atendendo as normativas e regras exigidas, o que fomenta o desenvolvimento local.

Conforme o gerente regional do Sebrae/MT em Sinop, Volmir Contreira, o programa tem atingido os objetivos de promover o desenvolvimento na região, incluindo o município de Santa Carmem.

“Entre os principais objetivos estão a melhoria do ambiente de negócios por meio de conhecimento sobre as novas legislações, modernizações das leis que tratam as micro e pequenas empresas. Além disso, promover o estímulo às compras públicas. Um exemplo é o município de Sorriso, que já tem comprado até 30% das micro e pequenas empresas. Isso já é resultado da atuação do Sebrae/MT por meio do Programa Cidade Empreendedora”, disse.

O seminário contou com duas palestras e na abertura o gerente do Sebrae/MT em Cáceres, Júlio Henrique Prior, falou sobre o tema ‘Quanto Custa uma Oportunidade?’, onde ele aborda os caminhos para os empreendedores conseguirem aderir aos processos de compras públicas.

“Um dos eixos trabalhado pelo Cidade Empreendedora sãos as compras governamentais. O Sebrae/MT debate o tema para que essas compras fiquem nos municípios. Por isso, o fomenta vem mostrar as oportunidades para os pequenos negócios que já existem nas cidades e assim trazer a prefeitura para perto do empresariado. A ideia é que essas licitações fiquem nas cidades, ou seja, os órgãos públicos compram de empresas do munícipio e o recurso gire no local. Isso potencializa o desenvolvimento do município”, falou.

Outra palestra apresentou o tema ‘A Poderosa Magia do Legado’, com o ilusionista Issao Imamura, ousado empreendedor e visionário, que abandonou a tradicional carreira jurídica para investir em uma área totalmente nova e inexplorada no Brasil, a arte do ilusionismo.

Imamura é o mais reconhecido ilusionista da história do show business brasileiro, e encantou os mais de 300 empreendedores nos dois dias de evento na região Norte de Mato Grosso.

“Aprendi que além dos recursos que nós temos, o que muda tudo é a nossa mentalidade, e isso inclui o empreendedor e colaborador, uma mudança de mente faz a diferença nos resultados. Muitas vezes exigimos resultados financeiros, mas se não for conquistado com a mentalidade correta pode se tornar uma grande ilusão. Sinop e Sorriso são referências para o Brasil e precisamos trabalhar muito esta nova mentalidade dos empreendedores para crescer muito mais”, disse o palestrante.

Texto: Assessoria de imprensa do Sebrae/MT
Fotos: Ney Pinheiro