Diálogo, partilha, abertura, debate, análise. Governar de forma democrática, não só permitindo, como também estimulando que outras vozes sejam ouvidas nos momentos de tomadas de decisões. O prefeito Ari Lafin explicou, na manhã desta quinta-feira (1.º de junho) como funciona o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Condess) ao consultor do Sebrae Willian Carvalho de Morais.
A intenção do consultor é sugerir a implantação desta ferramenta de gestão compartilhada em outros municípios da região, para os quais ele presta consultoria. Compõem este leque de cidades que podem contar com um Condess “para chamar de seu” Vera, Nova Ubiratã, Feliz Natal e Ipiranga do Norte. “Percebo que o Condess é de grande auxílio no processo de gestão, à medida que ouve representantes de toda a sociedade”, analisa Willian, que vai levar o case de Sorriso como referência, junto ao de Sinop, que também está sendo igualmente estudado.
“O Conselho sobrevive porque o Município respeita as decisões do Condess, pois mesmo ficando com o Executivo o poder deliberativo, faço questão de ser democrático, aberto e não interfiro no trabalho dos conselheiros”, destaca o prefeito, que, por lei, preside o Condess. O gestor detalhou ainda que muitos dos temas analisados pelo colegiado passam também pelo crivo da Comissão Normativa de Legislação Urbanística (CNLU) e, depois, seguem para a Câmara de Vereadores.
Sobre o Condess
Ao todo, o Conselho é composto por representantes da Câmara; da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES); da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Técnicos (Assenarts); da indústria de aves; das Lojas Maçônicas; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA); de Associações de Bairros; da Igreja Católica; do Conselho Evangélico; do Sindicato Rural de Sorriso; do Poder Judiciário; do Sindicato da Indústria Madeireira (SIMAS); do segmento de suínos; do Instituto Mato-grossense de Algodão (IMA); do Instituto Federal de Mato Grosso ( IFMT); da Associação dos Loteadores; da Associação da Construção Civil; da Associação dos Engenheiros de Sorriso (ASES).; do Clube Amigos da Terra (CAT); do Lions Club e do Rotary Club.
Ainda integram o Condess os secretários da Cidade; de Desenvolvimento Econômico; de Obras e Serviços Públicos; de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia; de Transportes; de Fazenda; e de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil.