Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
A partir desta terça-feira, 03 de outubro, a Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas) contará com mais um veículo para dar suporte ao trabalho realizado. O Município recebeu uma nova van para uso geral das demandas da pasta. Avaliado em R$ 304. 304,00, o veículo é resultado de uma emenda impositiva do vereador Rodrigo Machado.
Rodrigo destacou que o veículo veio para somar na área da saúde e poderá ser usado tanto no transporte de pacientes parar cirurgias e toda forma de tratamento fora do Município. “Quem está de parabéns hoje é o nosso cidadão que passa a ter mais conforto na saúde”, frisa.
Presente na entrega o prefeito Ari Lafin agradeceu o apoio do vereador Rodrigo e de todos os demais vereadores. “Nossas demandas na saúde e em todas as demais áreas do Município são crescentes; agradecemos muito o apoio que estamos recebendo da Câmara nas ações que buscam ofertar mais qualidade de vida ao nosso cidadão”, diz. “Queremos agradecer o apoio que diariamente recebemos de todo o Legislativo”, completa.
O secretário-adjunto de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo, pontua que o novo veículo oferta melhores condições de trabalho também aos colaboradores em suas tarefas diárias. “A van apresenta uma grande mobilidade; antes mesmo da entrega oficial já foi usada para o transporte de sete pacientes a Rondonópolis, antes precisaríamos usar dois carros para levar esse mesmo número de pacientes”, acrescenta.
Ambulância
Além da van, o Município também recebeu oficialmente uma ambulância tipo B, equipada com suporte básico, está avaliada em R$ 304.800,00 e foi adquirida com recursos do Município. A ambulância integra o pacote de veículos apresentados pelo Município em 30 de agosto.
Silvio destaca que com a entrega oficial desse veículo, o Município passa a contar com seis ambulâncias; duas irão atender a demanda específica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e agora quatro passam a tender as demandas diárias de transporte de pacientes que passam ou por procedimentos clínicos e tratamentos quer seja dentro do Município ou para outros locais como no caso da necessidade de cirurgias ou de transferência de pacientes para hospitais da região.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).